17 de maio: Dia de Combate à Homofobia

17 de maio: Dia de Combate à Homofobia

A cada ano, no dia 17 de maio o mundo comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Nesta data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional das Doenças. A data foi escolhida por movimentos pelos direitos LGBTs, em 2004, como marco simbólico para realizar ações de combate à homofobia em mais de 70 países. Desde então, este dia se tornou símbolo da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual e contra a violência e o preconceito. No Brasil a data faz parte do nosso calendário oficial desde 2010.

Porém, na contramão da história, o atual parlamento nacional não aprova leis que garantam a igualdade de direitos da comunidade LGBT, como o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia, além de aprovar o PNE  sem a flexão de gênero, etnia e diversidade sexual.

A APLB luta pela cidadania democrática, embasada nos princípios de liberdade, igualdade e diversidade e na universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, dentro dos espaços educacionais e na sociedade. Por isso entende que o ensino, em todos os seus  níveis, deve respeitar as diferenças em seu currículo e representar a todos e todas, na teoria e prática.

A luta continua contra o modelo neoliberal, patriarcal, capitalista, machista, sexista, heteronormativo que exclui, invisibiliza, tortura e mata todos os dias, se apoderando dos direitos fundamentais e tirando o direito ao exercício da cidadania plena!

Você pode gostar de ler também: