11 professores/as baianos/as são selecionados/as para intercâmbio na Colômbia
O “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul – Edições Cabo Verde e Colômbia” selecionou 11 professores/as baianos para irem à Colômbia participar de um intercâmbio. O grupo participará de atividades como seminários, rodas de conversa, visitações a escolas, museus e momentos de intercâmbios com educadores/as colombianos, com foco em conhecer a cultura e as experiências pedagógicas afrocolombianas.
O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com sede na cidade de Praia, República de Cabo Verde e a Secretaría de Educación Distrital, com sede na cidade de Bogotá, República da Colômbia, tem por finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil e da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana para a Educação das Relações Étnico-Raciais, viabilizando a implementação de ações de intercâmbio internacional de curta duração.
Os/as professores/as foram selecionados entre mais de trezentos inscritos de todo o Brasil e foram avaliados/as a partir da análise das suas trajetórias acadêmicas e das suas ações pedagógicas com foco em questões étnico-raciais na educação básica.
Veja abaixo a lista dos nomes dos professores e professoras selecionados (as):
*Rede Municipal de Salvador*
Rosecleide Lima Bispo
Cleide Pereira Oliveira
Renilza Machado Ramos
Taisa de Sousa Ferreira
*Rede Municipal de Lauro de Freitas*
Carla Santos Pinheiro
*Rede Municipal de Brumado/ BA*
Ana Cristina dos Santos Silva
*Rede Estadual da Bahia*
Flavio Luis Assiz dos Santos
Colégio Estadual David Mendes Pereira – Salvador
Josiane Climaco
Colégio Estadual Marcílio Dias – Salvador/ BA
Valéria Soares Martins
Colégio Estadual de Tempo Integral Octacilio Manoel Gomes – Ubaitaba
Bárbara Daiana da Anunciação Nascimento
CETEP ARACI – Araci
*Rede Federal*
Deise Viana – IFBA
“Caminhos Amefricanos” é destinado a graduandos em licenciatura e profissionais da educação básica que sejam quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos. O intercâmbio, realizado em países africanos, latino-americanos e caribenhos, tem a duração de 15 dias e incentiva a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.