1º Seminário Internacional sobre Transdisciplinaridade e Educação Transdisciplinar
A Fundação União Planetária e o Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de Educadores (CETRAEFE), em parceria com a Fundação Visconde de Cairu e o Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV), promovem o 1º. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: formação e autoformação do sujeito na vivência do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. A abordagem desse seminário é expressão concreta de uma resposta às orientações que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (CIRET) e o CETRAEFE fazem às instituições de ensino e às empresas para investirem no financiamento de práticas educativas transdisciplinares direcionadas à formação pedagógica transdisciplinar de educadores, professores, gestores educacionais e gestores organizacionais.
Objetivos do Seminário
1. Oferecer subsídios para o estudo e a compreensão de alguns princípios da transdisciplinaridade e da educação transdisciplinar, objetivando evidenciar que as vivências do autoconhecimento, da auto-educação, da autoformação, da autotransformação e do autodesenvolvimento são processos pedagógicos constitutivos da prática educacional transdisciplinar;
2. oferecer uma efetiva contribuição educativa transdisciplinar ao processo de autoconhecimento, auto-educação, formação e autoformação, autotransformação e autodesenvolvimento de educadores(as), professores(as) e gestores(as) educacionais da Educação Básica, do Ensino Superior, das Universidades Corporativas, das Escolas de Governo e de Instituições de desenvolvimento tecnológico e empresarial.
Justificativa
O processo do autoconhecimento, da formação e autoformação, da auto-educação, da autorealização (através da descoberta do significado de viver e dos sentidos de existir), do autodesenvolvimento e da autotransformação faz parte dos princípios pedagógicos da prática da educação transdisciplinar, que está direcionada para o cuidado com a saúde emocional, psicológica, espiritual e física do ser humano. Tal processo exige a aplicação de algumas das orientações da UNESCO e do Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (CIRET-França), inseridas no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o séc. XXI (1996) e no Projeto CIRET-UNESCO Evolução Transdisciplinar da Universidade” (1997). A partir do referencial desses dois documentos, ficou evidenciado que os princípios da transdisciplinaridade e a prática educacional transdisciplinar são indispensáveis ao desenvolvimento dos seguintes pilares da educação do séc. XXI: aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser.Porque reconhecem a transrelação transdisciplinar que conecta essas aprendizagens, os autores do referido Projeto CIRET-UNESCOdestacam que as Instituições de Educação e as Empresas só poderão ser agentes válidos de operacionalização dos mencionados pilares da educação se reconhecerem o significado, a função e a importância do conhecimento transdisciplinar e da prática da educação transdisciplinar para a vida do ser humano e, consequentemente, para a saúde do corpo social da vida do serhumanohumanidade . Entre tantas orientações apresentadas no citado projeto, a UNESCO e o CIRET propõem às instituições de ensino (da educação básica à pós-graduação) e às empresas promoverem atividades educativas transdisciplinares direcionadas para o autoconhecimento, a formação, a autoformação e o autodesenvolvimento do(a) professor(a), do(a) gestor(a) educacional e do(a) gestor(a) organizacional. A importância e a emergência da realização do 1º. Seminário Internacional Sobre TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: formação e autoformação do sujeito na vivência do autoconhecimento e do autodesenvolvimento justifica-se porque uma das suas finalidades é oferecer uma contribuição efetiva ao processo de autoconhecimento, formação e autoformação, auto-educação e autodesenvolvimento de pessoas interessadas no conhecimento da transdisciplinaridade e na prática da educação transdisciplinar. Tal finalidade objetiva concretizar a realização de um projeto educativo transdisciplinar não somente fundamentado nos princípios da Nova Lei do Amor e da prática da pedagogia do amor, como também voltado para a vivência da arte de aprender (ou arte de autoconhecer-se) e para as vivências do aprender a aprender a conviver, a ver, a ouvir, a falar, a sentir; aprender a alegrar-se, a sorrir, a respeitar, a contemplar; aprender a ser humilde, gentil e afetivo; aprender a auto-aceitar-se e a não ter medo; aprender a dialogar-relacionar, a viver junto; aprender a respirar com consciência e aprender a reconhecer que a VIDA e a RESPIRAÇÃO da Energia Criadora também vive e respira na existência humana; aprender a conhecer, a pensar, a fazer, a agir; aprender a viver presente em cada instante do aqui agora da vida vivente; aprender a amar e aprender a ser.
Mais detalhes no www.educacaotransdisciplinar.com.br
Cordialmente,
Drª. Noemi Salgado Soares
Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de professores (CETRAEFE) da Fundação União Planetária