Manifestação em Itapetinga na greve geral

Atendendo à convocação das centrais sindicais para a greve geral, diversas representações dos trabalhadores e dos movimentos sociais tomaram as ruas de Itapetinga em protesto contra as reformas da previdência, trabalhista e a lei da terceirização, na sexta-feira, dia 28 de abril.

Itapetinga está inclusa no cenário nacional de luta contra as propostas nefastas que atacam e destroem os direitos dos trabalhadores. O movimento teve a participação da APLB-Sindicato, Sinditatiba, ADUSB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindae, Sindicarne, Sinpojud, Sindicatos dos Comerciários, Sindicato de Verdade, Sindicato dos Bancários, Grito dos Excluídos, UBM-União Brasileira das Mulheres, estudantes da UESB, estudantes do IFBA, Igreja Católica, e Frei Nilson que reafirmou o compromisso da Igreja Católica com as causas sociais e dignidade da vida humana.

O ápice da manifestação foi a exposição de imagens dos deputados federais baianos, em especial os deputados que tiveram votos em Itapetinga, como Lúcio Vieira Lima(PMDB), Aleluia (DEM), Sérgio Brito (PSD), Arthur Maia (PPS), Benito Gama (PTB), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), Jutahy Jr (PSDB), Cláudio Cajado (DEM), Cacá Leão (PP), Mário Negromonte (PP), Paulo Azi (DEM), Roberto Brito (PP), João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Araújo (PR), Márcio Marinho (PRB), Paulo Magalhães (PSD), José Nunes (PSD),  Ronaldo Carleto (PP), João Gualberto (PSDB) e  José Rocha (PR), todos que votaram contra os trabalhadores na reforma trabalhista.

A avaliação do movimento foi positiva, pois agregou diversas representações dos trabalhadores, dos estudantes e dos movimentos sociais.