APLB PROMOVE DEBATE SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ATUALIDADE

APLB PROMOVE DEBATE SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ATUALIDADE


O Coletivo Transformação da APLB-Sindicato realizou na tarde desta quarta-feira (22/11), sua 3ª  Roda de Conversa para discutir a questão de gênero na escola, tendo como debatedora a professora e psicóloga Zenaide Barbosa Ribeiro, que abordou o tema: “A Diversidade de Gênero na Atualidade”.

Zenaide, que também é psicopedagoga, psicanalista, terapeuta familiar e orientadora profissional, defendeu a importância da discussão do tema na escola, para o fortalecimento de ferramentas que eliminem o preconceito e o ódio que fomenta a ignorância, o obscurantismo e a violência.  

Citando exemplos e estudos de casos, a especialista afirmou que o grupo populacional LGBTs – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – tem o seu direito fundamental à educação violado, o que resulta no aumento dos índices de evasão escolar.

Ela salientou, no entanto, que esta violência não acontece apenas no ambiente escolar, mas também na própria família, levando muitas vezes ao adoecimento, com registros de casos de depressão e até suicídios.

Para piorar, grupos religiosos têm sistematicamente ignorado o princípio da laicidade do Estado, censurando qualquer menção às categorias “gênero” ou “orientação sexual”, especialmente nos planos de educação, além de defenderem a chamada escola sem partido, que nada mais é do que uma escola com mordaça!

Tanto a debatedora como os demais participantes da roda de conversa se pronunciaram na defesa de que o debate deste tema deve continuar dentro da escola, envolvendo professores e alunos, para que as resistências e os preconceitos sejam quebrados, o respeito à diversidade de gênero e de orientação sexual seja garantido e o direito à educação seja assegurado a toda/os as cidadãs e cidadãos brasileira/os.

“Só assim poderemos cobrar com mais força que as políticas de combate às desigualdades de gênero e sexualidade sejam implementadas e o exercício da cidadania seja garantido”, reforçou a diretora Jaiaci Fonseca, integrante do Coletivo Transformação. 

Você pode gostar de ler também: