VITÓRIA: SENADO APROVA REGULAMENTAÇÃO DO FUNDEB COM EXCLUSÃO DE TRECHOS QUE TIRARIAM RECURSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

VITÓRIA: SENADO APROVA REGULAMENTAÇÃO DO FUNDEB COM EXCLUSÃO DE TRECHOS QUE TIRARIAM RECURSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

O Senado aprovou nesta terça-feira (15) uma nova versão do projeto que regulamenta os gastos do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O texto descarta alterações que retiravam cerca de R$ 16 bilhões das escolas públicas para repassar a outros sistemas de ensino.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que renovou as regras do fundo e tornou-o permanente. Mas faltam, ainda, regras específicas sobre a divisão do dinheiro.

Com as modificações feitas no Senado, o texto voltará para a análise da Câmara. O senador relator do texto, Izalci Lucas (PSDB-DF), disse que há acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para concluir a nova votação ainda nesta semana.

No Senado, os parlamentares decidiram resgatar a versão original do relatório do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES). Isso porque, após votarem esse texto-base na Câmara, os deputados passaram a aprovar vários destaques – trechos analisados individualmente.

Um desses trechos abriu espaço para que escolas privadas sem fins lucrativos, de base filantrópica ou religiosa, também recebessem dinheiro público. A regra valeria inclusive para colégios ligados ao Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc).

Estimativa feita pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pela Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) diz que esses trechos, juntos, poderiam retirar cerca de R$ 16 bilhões das escolas públicas.

Esses pontos são criticados por especialistas e entidades da educação.

O senador Izalci chegou a apresentar um relatório “intermediário”, nesta terça, mantendo parte dos destaques polêmicos e rejeitando outros. A versão, no entanto, não recebeu o apoio da maioria dos senadores. Por isso, em plenário, a decisão foi de retomar o relatório original de Rigoni.

“A APLB-Sindicato fez uma verdadeira pressão no Senado para derrotar esse golpe contra a Educação, dado pela tropa de choque da ultradireita de Bolsonaro, com o objetivo de retirar dinheiro das escolas públicas para entregar a iniciativa privada. Conseguimos corrigir essa distorção e seguiremos na luta para garantir que os recursos públicos sejam investidos na Educação pública”, disse Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB, ao comentar o resultado da votação.

 

Com informações do G1

Você pode gostar de ler também: