Valeu APLB-Sindicato! AL aprova reajuste de acordo com o índice do Piso Nacional

Valeu APLB-Sindicato! AL aprova reajuste de acordo com o índice do Piso Nacional

Foto: Max Haack/Ag.Haack/BN

Valeu a luta da APLB-Sindicato, a categoria venceu mais uma batalha por salário digno. Em uma cena rara na Assembleia Legislativa, 49 dos 63 deputados acordaram cedo para votar projetos na manhã desta quinta-feira (24) o Projeto de Lei nº 19.574/2011, que altera as remunerações de professores e coordenadores pedagógicos. O reajuste é 7,29% para os professores licenciados.

Explica-se: de segunda a quarta, os debates são pela tarde, com votações concentradas na quarta (sexta não há sessão).

Os salários dos 76.238 docentes da rede estadual – 39.191 em atividade e 37.047 aposentados – serão reajustados este mês. O pagamento está previsto para os dias 29 e 30 próximos. Em acordo entre oposição e governo, foi aprovado o projeto que estipula o Piso Salarial dos professores da rede estadual em R$ 1.187,98 seguindo os índices do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) aprovado no Congresso em janeiro – atualmente, o menor salário é de R$ 1.090.

A aprovação do projeto é fruto da pressão e da mobilização da categoria liderada pela APLB-Sindicato. Nas assembleias regionais e na capital houve a decisão de entrar em greve no início do ano letivo de 2012 caso o reajuste médio não fosse o mesmo do índice do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Com a força demonstrada pelo sindicato a Bahia passa a ser o primeiro estado a pagar o Piso Nacional vinculado.

O reajuste faz parte da negociação do sindicato com o governo que prefê aumentos anuais até 2014 de 10,74%, acima da inflação.

O professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato destacou a luta da categoria e a determinação demonstrada nas assembleias regionais e na capital em 7, 8 e 10 de novembro.

“A demonstração de força que temos, evidentemente mantendo o bom senso, e a disposição da categoria em não iniciar o ano letivo de 2012 se o governo não concedesse o reajuste de acordo com o índice do Piso Nacional foram fundamentais para a reflexão dos deputados. Esperamos agora que o governador Wagner cumpra o que foi acordado e sancione a lei”, enfatizou o professor Rui.

De acordo com Rui Oliveira, “daqui para a frente o Piso Nacional dos professores sem será igual ao estabelecido pela presidente Dilma”.

Veja na íntegra o PROJETO DE LEI Nº 19.574/2011 que altera a estrutura remuneratória dos cargos de Professor e Coordenador Pedagógico da carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio, na forma que indica, e dá outras providências.

Clique aqui para baixar o a íntegra do Projeto de Lei PL__19_574_2011_1

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/106498-lei-que-equipara-o-piso-baiano-dos-professores-com-o-nacional-chega-a-al-ba.html

 

 

O que saiu na imprensa

Jornal A Tarde

Sites e blogs

Bahia Notícias: Em clima de sintonia, AL aprova piso dos professores

 

CNTE: http://www.cnte.org.br/index.php/giro-pelos-estados/369-ba/9346-em-clima-de-sintonia-al-aprova-piso-dos-professores

Bahia Todo Dia: http://bahiatododia.com.br/index.php?artigo=8776

Aratu Online: http://www.aratuonline.com.br/noticia/74038,al-aprova-reajuste-de-7-5-para-os-professores-da-rede-publica.html

Você pode gostar de ler também: