Vale-alimentação para alunos da rede estadual – Uma reivindicação da APLB – Saiba em que supermercado usar o benefício

Governo da Bahia define as escolas que vão ser atendidas pela Cesta do Povo e aquelas que serão contempladas pelo Assaí em 22 municípios; confira a lista.

Uma reivindicação defendida pela APLB-Sindicato, o Vale-Alimentação para alunos da rede estadual de ensino , começa a ser colocado em prática. O Governo da Bahia divulgou, neste domingo (19), a lista que mostra em que rede de supermercado alunos das escolas da rede estadual poderão utilizar o benefício do vale-alimentação a partir desta segunda-feira (20). A medida busca auxiliar cerca de 800 mil alunos que ficaram sem acesso à merenda escolar, por causa da suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus. Para Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato, a medida é de extrema importãncia e fundamental, já que boa parte dos alunos e alunas são de baixa renda e não têm acesso à projetos sociais. “Outras medidas poderão ser tomadas mais adiante, isso faz com que a gente aprenda que 52% de todos os estudantes brasileiros não possuem acesso à internet. Universalizar a banda larga para todos os estudantes da Bahia, seria uma grande iniciativa dos governos estadual e federal”, pontua Rui Oliveira.

O Governo fechou parceria com duas redes de supermercados, Cesta do Povo e Assaí, onde as famílias dos estudantes poderão utilizar o vale-alimentação, que tem o valor de R$ 55. Diante da alta demanda e para evitar aglomerações, o Estado dividiu as escolas entre as duas redes de mercados: alunos de algumas instituições de ensino precisam se dirigir a uma unidade da Cesta do Povo; estudantes de outras escolas devem usar o benefício em unidades da rede Assaí.

Neste primeiro momento, vão receber o benefício cerca de 284 mil estudantes de 22 municípios baianos onde as lojas e redes de apoio estão distribuídas. Os alunos que não moram nas cidades que têm unidades da Cesta do Povo ou Assaí, ou parceiras (confira lista abaixo), devem esperar a confecção dos cartões alimentação, que serão entregues diretamente pelas escolas.

O Governo da Bahia afirma que a medida vai custar recursos da ordem de R$ 44 milhões do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. A ação foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na última terça-feira (14).

Como utilizar o vale-alimentação

O estudante, pai ou responsável que tem o CPF cadastrado na escola deve ir até uma unidade da rede de supermercados indicada pelo Governo e procurar o setor de atendimento ao cliente, levando o original do CPF. A Secretaria de Educação adverte que o valor deve ser destinado exclusivamente para a compra de alimentos.

Municípios contemplados nesta etapa

Distribuição de lojas

Assaí Cesta do Povo
Salvador Salvador
Feira de Santana Mata de São João
Vitória da Conquista Dias d’Ávila
Camaçari Simões Filho
Juazeiro Valença
Jequié Santo Estêvão
Ilhéus Gandu
Lauro de Freitas Santa Bárbara
Paulo Afonso Morro do Chapéu
Guanambi Ituberá
Serrinha
Senhor do Bonfim
Itapetinga

Em Salvador, as lojas Assaí ficam nos bairros de Paripe, Pau da Lima e Cidade Baixa. Já as unidades da Cesta do Povo da capital baiana ficam localizadas nos bairros de Mussurunga, Boca do Rio, Ogunjá, Castelo Branco, Marechal Rondon e Mata Escuta.

Tanto na capital quanto no interior, a Cesta do Povo tem redes parceiras. Em Paripe é a Rede Mix que atenderá um grupo de escolas. Em Feira de Santana, Santa Bárbara e Santo Estevão, as redes parceiras da Cesta do Povo são a Bem Barato e Olhos D’Água. Em Valença, Ituberá e Gandu, os estudantes devem se dirigir ao Megabom; em Morro do Chapéu, ao Super Pop I; e em Simões Filho, à Rede Mix.

A rede Assaí funciona das 7h às 22h. A Cesta do Povo e as lojas conveniadas, na capital, abrem das 7h às 20h, e no interior, das 8h às 20h. Por conta do decreto municipal de Salvador, os supermercados atendem, preferencialmente, aos idosos das 7h às 9h.

Tira dúvidas

Durante a semana, os gestores estarão nas escolas para atendimento por telefone e para prestar informações sobre a entrega do vale-alimentação estudantil e sobre a atualização do CPF.

Quem não informou o CPF no ato da matrícula deve fazer a atualização no sistema SiAdiante, acessando o Portal da Educação.

Os pais ou estudantes que tiverem dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato com Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) através do número 0800 284 0011.

*Com informações do G1