UNIDADE, FORÇA E RESISTÊNCIA SÃO AS NOSSAS MARCAS!

O Ginásio dos Bancários ficou pequeno com a grandiosa presença dos trabalhadores em educação do município do Salvador, na manhã desta terça-feira, 22 de maio. Avaliação da conjuntura nacional, da administração do Prefeito ACM Neto e críticas ácidas quanto à postura do secretário da educação quando se posiciona contrário aos direitos dos trabalhadores contidos no Plano de Carreira.

Mas a unidade, o espírito de luta e a resistência deram o tom da assembleia que decidiu, por unanimidade, manter a posição de reajuste de 12,44%, rejeitando a proposta apresentada pelo Executivo Municipal, de avanço de referência de 2,5%, de forma automática, para setembro.

Os demais itens da pauta foram aprovados pela maioria, sem alteração, conforme apresentado pela mesa, fruto de debates realizados nas unidades escolares e nesta assembleia.

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes

Encerrada a assembleia, a categoria realizou uma grande MARCHA FÚNEBRE pelo centro da cidade, em direção a Praça Municipal com faixas, cartazes, tendo à frente um caixão para enfatizar o luto da categoria diante do descaso do executivo em relação à educação. Ladainhas foram rezadas com um conteúdo enfatizando os problemas encontrados na educação, assim como, palavras de ordem.

Sem dúvida, as palavras de ordem mais escutadas foram: Fora Neto! Fora Barral! Fora Temer! Chamou a atenção de quem passava!

Para encerrar a Marcha na Praça Municipal, os vereadores presentes Silvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (PSOL), fizeram pronunciamentos elogiando as ações realizadas, e parabenizando a categoria pela disposição de luta, ao tempo em que reafirmaram o apoio incondicional ao movimento dos trabalhadores em educação.

Por fim, foi formado um grande circulo na Praça Municipal, e todas/os de mãos dadas, fizeram um minuto de silêncio encerrando o ato com intervenções feitas pela direção da APLB-Sindicato, dando o recado ao Prefeito ACM Neto quanto à disposição de luta da categoria de recrudescer o movimento, caso as reivindicações não sejam atendidas a contento.

Na assembleia a categoria reafirmou por esmagadora maioria o Estado de Greve! TEM ASSEMBLEIA 29 DE MAIO!

Assista os vídeos com a avaliação dos diretores Elza Melo e Marcos Barreto sobre a assembleia de hoje:

ESTAMOS NA LUTA! VENHA COM A GENTE!

VEJAM O QUE FOI APROVADO NA ASSEMBLEIA E QUE SERÁ APRESENTADO AO EXECUTIVO MUNICIPAL, NA SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÃO, QUE ACONTECERÁ NO DIA 23/05:

1. REAJUSTE SALARIAL:

• Manter a posição de 12,44%.
  1. AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO:

• Manter a proposta de reajustar do benefício em 19,71%.

1. CONCURSO PÚBLICO:
  • Exigir agilidade no processo para a realização do   concurso público, ainda esse ano.

1. EFETIVAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 40 H DOS SERVIDORES QUE ATUAM COMO SECRETÁRIOS ESCOLARES
  • Acompanhar o processo cobrando o resultado dos estudos.

1. CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARREIRA NO QUE SE REFERE A:
  1.  MUDANÇA DE NÍVEL
  • Exigir do Executivo Municipal que apresente o relatório atualizado do quantitativo da mudança de nível dos professores e coordenadores pedagógicos que estão com os processos engavetados, assim como o quadro com o quantitativo de vagas;
  • Comprovada a existência de vagas, proceder à imediata publicação da mudança de nível;
  •  Definir critérios para o pagamento do passivo;
  • Não aceitar, em hipótese alguma, o indeferimento de processo de mudança de nível, cujo parecer seja por insuficiência de vagas;
  • Caso o Quadro de Pessoal do Magistério se encontre com o quantitativo de vagas insuficiente, o executivo deve encaminhar imediatamente Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, a fim de ampliar, como prevê o Art. 5º da Lei 8722/2014 – Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação do Município de Salvador.

b)LICENÇAS APRIMORAMENTO:

•  Concordar em manter os critérios adotados, a saber:
  • Liberar 50 cotas de 20 h
  • Que essas vagas sejam retroalimentadas de acordo com a demanda, dentro do limite das cotas.

c)LICENÇA PRÊMIO:

•  Mantidos os critérios estabelecidos na campanha salarial de 2017 e inclusão de mais um critério apresentado pela direção da APLB, na mesa de negociação, a saber:
  1. Servidor (a) do magistério aposentando (a);
  2. Servidora do magistério que estiver finalizando licença maternidade e cuja licença prêmio esteja deferida;
  3. Servidora que estiver finalizando licença médica e cuja licença prêmio já esteja deferida;
  4. Servidor (a) do Magistério que esteja em situação de restrição e cuja licença prêmio já esteja deferida;
  5. Servidor (a) do magistério que necessite de especial atenção e que deverá ser tratado individualmente e com a mediação da APLB-Sindicato.

d)GRATIFICAÇÃO APRIMORAMENTO:

• Pagamento imediato para todos que tiveram publicados no DOM, assim como o pagamento retroativo à data do requerimento.

e)GRATIFICAÇÃO DE PERIFERIA

• Que a Comissão apresente, no prazo máximo de 60 dias, o resultado dos estudos quanto a:
  • Critérios que definirão as escolas periféricas;
  • Apresentar relatório das unidades escolares que se enquadram como periféricas.

6. SOBRE A GARANTIA DA RESERVA DA JORNADA DE TRABALHO PARA OS DOCENTES DO QUADRO EFETIVO E REDA

• Acompanhar e exigir agilidade quanto à posição da SMED, SEMGE e PGM.

7. ELEIÇÃO PARA DIRETORES E VICE-DIRETORES:

A APLB-Sindicato apresentará ao Executivo Municipal um formato de curso de formação com a contribuição dos trabalhadores em educação para ser executado pela SMED, seguida de publicação de edital da eleição para diretores e vice-diretores, no prazo de 60 dias;

8. CONDIÇÕES DE TRABALHO:

• O executivo deverá apresentar respostas com relatórios das intervenções que estão sendo feitas nas unidades escolares que estão em condições precárias.

9. FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO

• Apresentar cronograma com cursos por segmento e modalidade.

10. PAUTA DA EJA

• Apresentar respostas sobre os encaminhamentos relacionados à EJA, discutidos na última reunião com a comissão.
  • Retomar imediatamente o funcionamento regular da Comissão Permanente da EJA.

PROPOSTAS E ENCAMINHAMENTOS PARA A CONTINUIDADE DO MOVIMENTO

1. Manter o ESTADO DE GREVE
  2. Assembleia Geral, dia 29/05, precedida de reunião de representantes, marcada para o dia 24/05;

OBS. Poderá ocorrer alteração na agenda motivada pela greve dos rodoviários, pois afetará as atividades do município. Todos devem ficar atentos ao aviso da APLB-Sindicato;

1. Participar da Sessão na Câmara de Vereadores e usar a Tribuna Livre, no dia 28/05, 2ª feira.

Essa atividade precisará de confirmação pelo presidente da Câmara de Vereadores, ao oficio encaminhado pela direção da APLB-Sindicato;

1. Reforçar o trabalho de conscientização junto aos colegas, realizando reuniões nas escolas;
  2. Reunir os pais e alunos para informar sobre as razões do movimento, assim como solicitar apoio para a melhoria da educação pública.

Reproduzir e distribuir a Carta dos Professores Municipais para o Povo de Salvador.

carta dia 21 de maio 2018

Notícias anteriores:

Tem início a assembleia geral da rede municipal, nesta terça (22), para avaliar e discutir o resultado da primeira reunião de negociação com a gestão municipal

A direção da APLB-Sindicato inicia a assembleia geral dos educadores da rede municipal de Salvador, na manhã desta terça-feira (22), no Ginásio dos Bancários. A assembleia tem como objetivo avaliar e discutir o resultado da primeira reunião de negociação com a gestão municipal, ocorrida no dia 15 de maio, e deliberar sobre as propostas e encaminhamentos  para a continuidade da Campanha Salarial 2018 que tem como tema “Estamos na luta – Venha com a gente”.

Esta assembleia foi antecedida de reunião de representante, realizada na última sexta-feira (18/05), que analisou a resposta do executivo municipal e levou o debate para as unidades escolares, tendo feito a devolutiva das discussões para a direção do Sindicato.

A assembleia tem indicativo de caminhada (marcha fúnebre dos educadores municipais em protesto contra o descaso da gestão municipal para com a categoria e a Educação do município).

Em breve mais informações.

Atenção: Assembleia Geral, terça-feira, 22, às 9 h, no Ginásio dos Bancários

A direção da APLB-Sindicato convoca os educadores da rede municipal de Salvador para assembleia geral na próxima terça-feira, 22, às 09 horas, no Ginásio dos Bancários (Aflitos), para discutir a seguinte pauta:

1. Informes;
  2. Campanha Salarial;
  3. Propostas e encaminhamentos.

Obs.: A assembleia será antecedida de reunião de representantes, que acontecerá nesta sexta-feira, 18, às 14 horas, no Auditório da APLB.

Estamos na luta! Venha com a gente!