UAUÁ: EM SESSÃO ESPECIAL,  SINDICATOS, PROFESSORES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E VEREADORES   SE UNEM EM PROL DO PRECATÓRIO DO FUNDEF

UAUÁ: EM SESSÃO ESPECIAL, SINDICATOS, PROFESSORES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E VEREADORES SE UNEM EM PROL DO PRECATÓRIO DO FUNDEF

Nesta segunda-feira, 18 de Junho de 2018, os professores e demais servidores da Educação da rede municipal de Uauá se reuniram na Câmara Municipal para participarem da Sessão Especial  da Educação,  convocada pelos vereadores para debater o tema PRECATÓRIO DO FUNDEF.

A sessão teve início com a saudação dos vereadores Rosevaldo, Genilson e Rodrigo, que falaram sobre o objetivo da sessão. Em seguida, o Dr. Noildo Nascimento, advogado e diretor da APLB-Sindicato, discorreu sobre a legislação, falando sobre as leis do Fundef, Fundeb, LDB e a Constituição Federal, reafirmando que os profissionais em educação tem direito a parte deste recurso, inclusive expondo a última nota do TCM-BA. Ele parabenizou os vereadores, a Comissão de Acompanhamento do Precatório FUNDEF e os professores por estarem unidos lutando por um direito líquido e certo.

O secretário de Educação, Antônio Marcos, falou da preocupação sobre o arcabouço jurídico que envolve o tema e que precisa ser elucidado, afirmando que vai dialogar com a Comissão, a categoria e os sindicatos, no intuito de que o recurso cumpra o seu destino legal, conforme preveem as leis do FUNDEF e FUNDEB.

Os vereadores usaram a tribuna para ratificar o compromisso com a Educação Municipal e o apoio que sempre deram aos profissionais em Educação, afirmando que os 60% dos recursos são dos professores, conforme está na lei, e que não medirão esforços para que os mesmos recebam a parte que lhes é de direito.

Milton Rodrigues(presidente do Sindsmu), parabenizou o trabalho da Comissão, deixando claro que a criação da mesma foi um grande passo para que o objetivo seja alcançado.

João Neto Fraga (diretor da APLB-Regional), falou sobre a importância da participação dos professores nesse processo, de forma unida e coesa, e parabenizou o secretário de educação por estar disponível ao diálogo, dizendo ser esse o melhor caminho. Finalizou referendando a diretoria da APLB-UAUÁ como exemplo de lideranças comprometidas e conscientes do dever sindical, elogiando a Comissão de Acompanhamento do Precatório do FUNDEF.

Meire Nanci (presidente da Comissão de Acompanhamento do Precatório do FUNDEF), disse que a Sessão Especial da Educação foi um dos primeiros resultados a que se propôs a Comissão, deixando claro que o objetivo é unir a todos para que a meta seja alcançada. A mesma agradeceu aos vereadores pela disponibilidade e amabilidade com que vem lidando com a temática e com a Comissão, fazendo elogios aos professores por terem atendido ao chamado.

O coordenador da APLB-UAUÁ, Francisco-Prolepses, satisfeito com o sucesso do evento, externou: “Estou feliz da conta! Na verdade estava almejando esse momento desde 2017, quando fomos ceifados da mesa de diálogo. Olhar aqui ao redor e ver o Secretário de Educação, o sindicato de base (Sindsmu), os professores, vereadores e advogados todos em clima de confraternização e união, isso para mim já é uma vitória, um grande passo para alcançar o objetivo. Congratulo-me com a Comissão pelo belíssimo trabalho e parabenizo os professores pela presença. Estendo os meus sinceros agradecimentos aos vereadores por estarem, mais uma vez, conosco na luta. Valeu, Dr. Noildo e Neto (APLB-MÃE) pela presença. Avante!”

Meire Nanci

Presidente da Comissão de Acompanhamento do Precatório do Fundef