Teixeira de Freitas: Falta de merenda impede o início da turma de berçário

Teixeira de Freitas: Falta de merenda impede o início da turma de berçário

Vergonha! As cadeiras acabam enferrujando sem serem utilizadas e a comunidade aguarda o inicio das aulas. Toda estrutura esta pronta, mas a falta de merenda é o motivo do trabalho não ter iniciado ainda.

 

Na manhã de quinta – feira (22/03) a APLB-Sindicato Delegacia de Teixeira de Freitas visitou a Creche Municipal Estrela da Manhã – CEMI. A mesma se encontra no bairro Tancredo Neves e atende uma média de 176 crianças em seu espaço. Apesar de estar em uma área ampla e arejada o mesmo não ocorre no interior da sua estrutura. O bebedouro não gela a água,  grande parte dos ventiladores estão quebrados ou precisam de manutenção. No entanto, essa não é a situação mais grave,  todas as instalações do berçário foram realizadas, porém as aulas não se iniciaram por falta de merenda. “É uma vergonha” – declarou uma funcionária à redação.

Para piorar a situação, os outros seguimentos não se encontram em situação melhor. As crianças não estão se alimentando conforme a orientação da nutricionista. A unidade é forçada a ofertar as crianças carne de soja e mingau como maior parte das refeições. Verduras e frutas – que são recomendados por nutricionistas – não estão fazendo parte da dieta das crianças. “Causa constrangimento quando uma criança traz uma fruta de casa e no horário do recreio não conseguimos ter essa alimentação para os demais” – declarou uma funcionária da unidade.

É triste ver que um espaço tão acolhedor esteja fechado por uma questão que é direito da comunidade. Até quando esperar?

A CEMI hoje atende aos seguimentos de creche (0 a 3 anos) e (pré-escola 4 e 5 anos). Tem sua merenda resumida a fubá, tapioca e mingau. As profissionais da educação acabam em alguns momentos tirando do seu próprio bolso para complementar a merenda. Elas compram temperos e muitas vezes,  frutas e verduras. Algumas acabaram pintando suas salas, pois além de cansarem de esperar precisavam fazer desse espaço um local de cuidado e acolhimento. “A nossa educação sempre vai parar em rádios municipais. O que eles estão esperando para agir? Da forma como as coisas estão sendo feitas, a educação municipal esta concorrendo para entrar nas manchetes a nível nacional” – declarou o professor André Almeida a nossa equipe de redação.

Cardápio de papel:

Veja abaixo o que as crianças deveriam estar consumindo no cardápio enviado para as creches com aval do secretário:

 

Ascom APLB-Teixeira de Freitas 

Você pode gostar de ler também: