Sindicato do sul da Bahia instala sistema de energia solar que deve gerar economia de R$ 30 mil anuais

A instalação de um sistema de energia solar deve gerar economia de cerca de R$30 mil anuais ao Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação (APPI/APLB Delegacia Sindical Costa do Cacau), que representa cinco municípios da região sul da Bahia: Canavieiras, Itacaré, Una, Uruçuca e Ilhéus. O sistema foi instalado na sede do sindicato em Ilhéus e a direção da entidade quer transformar a ação em uma iniciativa estadual. Segundo a direção, essa é uma iniciativa que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, que completa 42 anos de luta no dia 25 de agosto.

“É o compromisso do sindicato de fazer o debate sobre a questão ambiental a partir do uso de energia limpa e renovável. Esse projeto de instalação do sistema solar foi executado pela empresa OTL Engenharia e Serviços. São 37 módulos de 440w que vão gerar uma economia anual de aproximadamente R$30 mil nos gastos do sindicato com luz elétrica, um investimento de R$ 76 mil com prazo de retorno de dois anos e sete meses”, descreve o secretário de Finanças da APPI, Josimar Ferreira. De acordo com o sindicalista, a ideia demonstra o compromisso e a transparência da direção do sindicato com o recurso da categoria.

Para o presidente da entidade, Osman Nogueira, a ideia também perpassa pela ampliação do atendimento, mas ao mesmo tempo, ampliação da atuação do sindicato em todas as áreas sociais. “Esse é um grande presente que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, 42 anos de luta, que completamos no dia 25 de agosto. Quatro décadas de luta, compromisso, responsabilidade e transparência. Vamos continuar com ações para alcançarmos ainda mais autonomia e ajudar no desenvolvimento da educação em todos os municípios que atuamos”, completa Nogueira.

Em Ilhéus, mais de 1000 imóveis já utilizam energia solar, segundo a empresa. Essa fonte energética possui vantagens por ser ambientalmente renovável, não polui, além de ter vida útil de aproximadamente 25 anos. Além de gerar uma redução na conta de luz em até 90%, tem necessidade mínima de manutenção.

Conquistas

Outro importante investimento recente do sindicato foi a aquisição de um elevador para sua sede, o que representa uma conquista para os nossos filiados. Funcionando desde o segundo semestre de 2019, o equipamento objetiva garantir uma maior mobilidade no espaço interno do prédio, beneficiando, inclusive, as pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida. O investimento foi de R$ 130 mil com a compra e instalação do elevador.

Fonte: Política Livre