Simões Filho – assembleia nesta quarta-feira, 17 de agosto

Clube :UNIÃO  CIA I

Professora Helena Castro Ferreira

Notícias anteriores

Reproduzimos aqui, da maneira como veio e como foi solicitado, as duas atas de reuniões realizadas pelos professores do município de Simões Filho, e outras informações ambas enviadas por e-mail pela professora Maria Helena Castro Ferreira:

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO

DATA –  07 DE JULHO DE 2011 (quinta-feira)

ÀS 08 HORAS – LOCAL- CLUBE UNIÃO

AMBIENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

‘’E somente com o coração que se pode ver;

O que essencial é invisível a olho nu’’

Saint-Exupéry

(O pequeno príncipe)

Nas escolas públicas, a mudança no ambiente e nas estruturas do dia a dia podem fazer uma diferença radical no resultado das experiências de aprendizado das crianças, assim como no comportamento delas. Como já sabemos as crianças de hoje são diferentes das crianças das décadas passadas. A primeira coisa a fazer é recriar o ambiente de aprendizado. Pense: quando vamos a uma escola ou alguma outra instituição, qual a impressão que temos?Como ela nos parece?As paredes têm aquele tom institucional verde ou cinzentado?O piso é duro e frio? Atmosfera geral do prédio deixa evidente o orçamento apertado da escola e as regras severas?Nós nos sentimos intimidados pelo ambiente à nossa volta?Se nos sentimos, por que isso acontece?É porque a ‘’retórica’’ de certo tipo de ambiente compreende regras inflexíveis, autoridades resolutas e insultos palpáveis. Às vezes eles também não passam uma impressão de limpeza.A tinta está descascando,a iluminação é muito fraca e a mobília é velha e desconfortável.Além disso, há quinas em todo lugar e poucos sinais de vida natural,como plantas,Isso em geral deixa as pessoas com sensação de vazio com relação ao lugar.Paradoxalmente,o ambiente escolar é desinteressante e não inspira nem um pouco a criatividade ,quando é sobre carregada com altos níveis de poluição auditiva de carros de som fazendo propaganda de pagode,política principalmente em época eleitoral.

Imagine como as nossas crianças se sentem, quando tem de se sentar em carteiras duras e desconfortáveis. Geralmente essas carteiras são dispostas em fileiras, com assentos identificados ou escolhidos pelos próprios alunos por força do habito. Todo mundo precisa encontrar um lugar que os identifique e as crianças estão condicionadas a saltar da carteira assim que o sinal toca, tenham ou não terminado as lições.

Nossas escolas precisam ser mais atrativas, caso contrario o numero de evasão escolar a cada ano multiplicará, educação é papel de todos os seguimentos sociais, não cabe somente professores.

Professora Maria Helena de Castro Ferreira

Atenção

O salário dos professores do quadro suplementar o retroativo será pago em quatro parcelas a partir de julho, conforme acordado na última reunião, salientamos que a tabela já está sendo implantada desde maio.

Professora Helena

Assembleia dos Professores,

Simões Filho, 31 de maio de 2011.

Ata da Reunião

Aos trinta e um dias do mês de maio de dois mil e onze, às 8h, no Clube União foi iniciada a Assembleia dos professores de Simões Filho. A APLB, ‘na pessoa’ da professora Lindinalva, apresentou ao grupo de professores a pauta da assembleia, que tem como objetivo principal discutir quais serão as ações da categoria em prol da reposição salarial. Em seguida, foi exibido o vídeo do discurso da professora Amanda Gurgel; ao final, comentado por Lindinalva, que ressaltou a perda salarial de 25.71%.

Ao término da fala de Lindinalva, foi feita a leitura da Ata da Assembleia do dia 19 de maio de 2011.

A professora Maria Helena, deu prosseguimento, fazendo a leitura da tabela de mudanças no calendário enviado ao Conselho Municipal de Educação pela secretária do município. Dando-se início a votação para aprovação do referido calendário pela categoria 75% dos professores presentes, optaram pela aprovação das mudanças.

O professor Luis Argolo apresentou uma tabela que trás uma proposta de reposição salarial das perdas acumuladas desde 2007.

Lindinalva interrompeu a fala do prof. Rogério Pita para informar que a secretária vai comunicar amanhã a data para reunião com os representantes da categoria (APLB).

A APLB propôs que na data da reunião seja feita uma mobilização paralela, no pátio da prefeitura.

O prof. Frederico sugeriu que diante da nossa reivindicação por uma reposição salarial não haja uma contraproposta da Prefeitura que atenda a categoria, seja feita denúncia ao Ministério Público.

Em resposta a esta fala, o prof. Rogério citou a morosidade da justiça, enfatizando necessidade de participação de todos os professores nas assembleias e movimentos que seguirão.

Prof. Gerson ressaltou a pouca divulgação das pautas de reivindicações da APLB de Simões Filho pela mídia. Sugeriu que as mídias locais e de Salvador sejam convocadas para o dia da reunião com a secretária do município.

Prof. Rogério sugeriu que a categoria ‘brigasse’ para aumentar a arrecadação do município para a educação, uma vez que 60% do Fundef são repassados para pagamento dos professores.

Em votação, a categoria decidiu pela mobilização no pátio da prefeitura com suspensão das aulas no turno. Ao término da reunião será feita assembleia pública no local.

Sem mais nada a tratar a Assembleia é finalizada com o compromisso de que no dia da reunião a APLB fixará faixas no local.

Ata de reunião

No dia onze de maio de dois mil e onze reuniram-se no clube Seleto em Simões Filho, a APLB e os professores da rede municipal da cidade já citada, começou com a fala da diretora  Maria Helena e  o diretor  Edmilson que,leram a pauta da reunião.

Helena disse que o caso de Ana não poderia estar sendo descontado o dinheiro da greve.

Leu o termo de acordo e sobre a tabela, a diferença será paga no mês de julho pois em junho é mês de pagamento do 13º e a folha ficaria “cheia”.

Foi falado da importância dos representantes de escola para um contato mais proximal entre a escola e a APLB.

Sobre o reajuste salarial de 25.71 pelo DIEESE referente a 2007 a 2011 foi o contabilizado pelo departamento.

A secretária não tem a classe, nível e porte das escolas de todos os servidores, quando uma  professora disse, porque todo ano faz recadastramento?

O professor Gerson diz que o importante é entrar na justiça a favor do reajuste. Os interníveis são recebidos, por força da lei então para não haver desgaste com tantas reuniões, entra-se na justiça para receber o reajuste também por força da lei.

Foi discutido os níveis salariais em nível nacional.

O professor Gerson diz que a estratégia da prefeitura é postergar e a proposta é ter um plano B.

O plano é fazer reuniões com os representantes de classe. Depois colocar toda a situação na mídia.

Professores devem preencher a ficha de doenças ocupacionais.

Uma professora  disse que já existe Progestão no município preparando os diretores e vices diretores.

Uma professora falou que o sindicato sumiu não recebeu mais notícias é porque queria uma resposta que a APLB deu hoje.

Educandário Municipal Vale do Sião quer uma visita lá estão se sentindo abandonadas.

Ficou decidido que haverá uma reunião com a assembléia dia 31 de maio pra tomar conhecimento das questões discutidas na reunião do dia 19 de maio.

Foi feita a proposta aceita pela maioria de que no os representantes de escola iriam até a câmara cobrar dos vereadores com Joel Câmara o auxílio alimentação. APLB falou sobre os trâmites da licença pecúnia que é arbitrária e atualmente não está dando mais licença nenhuma.

Secretariando a reunião a diretora Rita de Cássia B. Sacramento.