Seminário em Jequié no dia 9 de novembro

A carreira é fator decisivo para a Valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, sem a qual fica comprometida a construção de parâmetros de qualidade na educação. A carreira merece, portanto, atenção especial. É impossível pensar numa real valorização dos profissionais, sem as devidas atenções aos planos de cargos, carreira e salários. Precisamos definir no âmbito do plano nacional, estadual e municipal de educação, estratégias mais adequadas para de forma articulada entre as esferas governamentais e administrativas construir e implantar planos de cargos, carreiras e salários capazes de valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da educação, pois são nos planos de carreira que se define e assegura elementos como: a forma de ingresso por concurso público de provas e títulos, elemento imprescindível à garantia de igualdade e, combate ao paternalismo, clientelismo e nepotismo; jornadas de trabalho regulamentadas e aceitas pelas regras mundiais do trabalho, compatíveis com a remuneração recebida; direitos e deveres assegurados em lei, os quais carecem de cumprimento, com a garantia de evolução na carreira conforme o tempo de trabalho e a formação adquirida no decorrer do tempo e, piso salarial profissional. Daí a importância, de um evento como este, que traz à discussão a carreira dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação, personagens principais no estabelecimento da educação de qualidade social.

Com relação aos rumos do sindicalismo no Brasil, a discussão perpassa pela Unicidade Sindical, que é a única forma de garantir a organização sindical, porque fortalece as entidades de classe dos trabalhadores e trabalhadoras favorecendo a luta em defesa do desenvolvimento com valorização do trabalho. A Contribuição Sindical também é tema, pois é critério indispensável e fundamental para a sobrevivência e a sustentação do movimento sindical. E o porquê de se debater o sindicalismo está em querer ampliar a democracia e luta pela Universalização das Políticas Públicas, por mudanças na política econômica e por um projeto de desenvolvimento nacional que valorize o trabalho. E, portanto, na defesa de ações que visem, efetivamente, a conquista de melhores condições de vida e trabalho para o conjunto da classe trabalhadora. Contribuir, inclusive, para elevar o nível de consciência social, cultural e formação política e sindical dos trabalhadores e trabalhadoras.

Objetivos:

· Discutir a formação e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação com base em aspectos como: Plano de Carreira, Piso Nacional e as Conquistas Pedagógicas.

· Analisar os principais aspectos do sistema sindical brasileiro – unicidade, fontes de custeio e direito sindicais.

Público-alvo: Dirigentes Sindicais, Secretários Municipais, Servidores e Professores.

Data: 09 de novembro de 2012 (Sexta-Feira)

Local: IERP

8H- Credenciamento

9h – Mesa de Abertura:

-Representantes da APLB Sindicato

-Representante do Executivo Municipal de Jequié

-Representante da Secretaria Municipal de Educação

-Representante do CME – Conselho Municipal de Educação

9h30 – Seminário: A Carreira dos/as Trabalhadores/as em Educação – Plano de Carreira, Piso Nacional e as Conquistas Pedagógicas

Palestrantes: Rui Oliveira – Secretário Sindical da CNTE/Brasília, Coordenador Geral da APLB-Sindicato

Joel Câmara – Consultor Técnico da APLB-Sindicato

11h – Intervalo