Seminário de Gestão Democrática

Foi realizado nesta sexta-feira, 21 de setembro de 2007, no anexo da Câmara de Vereadores em Salvador, o Seminário sobre Gestão Democrática. O objetivo foi discutir a Democracia Direta, Representativa e Participativa nas escolas. Cerca de 30 trabalhadores em educação participaram do evento.

O seminário teve como palestrante o professor José Santos de Jesus, que fez uma explanação sobre Gestão Democrática. Para Jesus o estado já criou um mecanismo de democratização que é o voto para gestão escolar, no entanto, é preciso toda a comunidade escolar acompanhar e participar desse processo. “Gestão Democrática quer dizer: pessoas capazes de decidir e gerir funções administrativas, financeiras e pedagógicas de uma escola. Vale ressaltar que discutir, abrir debate e conversar sobre eleições para diretores já é um ingresso em um processo democrático, a sociedade já está despindo-se do ranço autoritário, exemplo disso é a formação do conselho escolar”, disse o professor.

Os participantes deste seminário debateram sobre o conceito de democracia e a realidade da educação no país. Os professores declararam que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) deveria passar por uma modificação, pois as sugestões da comunidade escolar quase sempre são vetadas pelos dirigentes da SEC. Outra observação feita pelos professores é que a comunidade não está sendo chamada a votar sobre a eleição para diretor e vice de escolas, mesmo ela tendo grande importância nesse processo.

Você pode gostar de ler também: