Seminário da APLB Explora Inteligência Artificial: Primeiro turno tem debate qualificado e auditório lotado
Especialista Nelson Pretto provoca reflexão, instiga e defende que o debate não pode ser individual, mas, sim, coletivo
O auditório do Wish Hotel a Bahia esteve lotado para a primeira mesa de discussões do Seminário Estadual Debates Contemporâneos promovido pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação, em Salvador. O evento foi uma iniciativa da Diretoria de Educação da APLB formada por Arielma Galvão, Olivia Mendes e Luciano Cerqueira. O professor e especialista Nelson Pretto (UFBA), ministrou a palestra do turno da manhã, e atendeu às expectativas do público ao oferecer aos trabalhadores e trabalhadoras em Educação uma reflexão qualificada e instigante sobre o tema: “Inteligência Artificial – Desafios e Possibilidades para a Educação”.
Nelson iniciou o debate fazendo um breve histórico sobre o surgimento da internet, as ferramentas utilizadas, a ampliação dos dispositivos e a velocidade em que sugem novos mecanismos. Pontuou sobre a importância do diálogo da Educação diante do tema e elogiou a iniciativa da APLB em promover o debate, que para ele deve ser coletivo. “Parabenizo a atuação da rede da APLB, que fortalece os centros, pois conhecimento é algo que deve ser democratizado. Louvo a iniciativa, pois precisamos entender que o debate não pode ser individual, mas, sim, coletivo. Não se deve proibir o uso da inteligência artificial porque uma não substitui a outra. Não são meras ferrametas utilizáveis, são tecnologias de escrita do contemporâneo e o assunto deve ser debatido o tempo inteiro. Se esse tema não entrar na escola, não podemos contribuir para enfrentar mais esse desafio. Temos que trazer o dbate para o cotidiano da escola”, destacou. Ele ainda chamou a atenção para a importância da candidatura de profissionais da Educação nas eleições municipais.
Ao final da palestra os inscritos trouxeram contribuições e reflexões importantes sobre o tema que foram comentados pelo especialista com uma rica explanação pontuando cada interlocução. A primeira mesa contou com a presença do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, a vice-coordenadora Marilene Betros, a Diretoria de Educação, e a mediação da diretora regional Ruth Menezes.
Os slides utilizados pelo especialista Nelson Pretto podem ser conferidos aqui.
Pela tarde, o seminário estadual abordará o tema Novo Ensino Médio.