Seminário aponta valorização da identidade negra como ação no combate à discriminação e preconceito

Seminário aponta valorização da identidade negra como ação no combate à discriminação e preconceito

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (237)

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (175)

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (8)

Crédito das Fotos: Getúlio Lefundes

As identidades étnicas e raciais são construções sociais e históricas. No seminário “Identidade Negra”, promovido pela APLB-Sindicato nesta quarta-feira (9), no Hotel Porto Bello, foi unânime a importância de se fomentar as discussões em torno da valorização e fortalecimento da identidade negra nas escolas e na sociedade.

Na abertura dos trabalhos, o Grupo Arte de Dançar encenou uma apresentação artística cultural explorando a dança africana. A professora e diretora da APLB Clarice Pereira, que teve a iniciativa da realização do evento fez questão de ressaltar a importância da discussão do tema nas escolas e na Jornada Pedagógica no início do próximo ano. Para Clarice não existe uma fórmula da aplicação do tema nas escolas e entre os educadores, mas é preciso boa vontade e coragem. “Eu sempre digo que é muito mais fácil lembrar do Halloween, uma cultura distante da nossa. Mas é preciso ampliar as discussões para que se fortaleça a autoestima de todos nós e se compreenda que a cultura de um povo ou o conjunto de suas práticas culturais constitui parte  daquilo que chamamos de identidade. É necessário que toda a sociedade entenda, respeite e valorize as crenças religiosas, práticas culturais, línguas e representações de mundo de todos os grupos, inclusive os negros”, ressaltou.

Seminário anual

A secretária Estadual de Políticas para as Mulheres Olívia Santana, uma das palestrantes convidadas, em seu pronunciamento reafirmou a necessidade de que “a Lei 10. 639 deve ser cumprida”. Segundo ela, é preciso por um fim a este costume de que as leis não saem do papel. Olívia já foi secretária municipal de Educação, quando adotou como principal política a operacionalização da Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira. “Parabenizo a APLB por este seminário, mas me preocupo com os educadores que não estão aqui neste evento. Os que estão aqui tenho certeza de que já fazem algo e buscam se empoderar de conhecimento. Sugiro que este seminário faça parte da agenda de atividades anual da APLB-Sindicato”, propôs Olívia.

Valdina Pinto, Makota do Terreiro Tanuri Junçara também foi palestrante e defendeu que deve existir o respeito na educação para a convivência pacífica entre as religiões. “Os educadores devem revelar a pluralidade de crenças e cultura do povo brasileiro.Muitas vezes alguns pais, e alguns adeptos de religiões evangélicas se recusam a estudar a cultura afro-brasileira e a cultura africana. E colocam tudo isto como sendo de Satanás, ou do Demônio. Isto realmente é muito mal e precisa acabar. Afinal, a cultura afro vai além de religião”, concluiu.

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (190)

Valdina explicou porque é mais conhecida como Makota. “Meu nome é Valdina Oliveira Pinto. Entretanto, no Brasil, na Bahia mais especificamente, me conhecem como Makota Valdina. Makota é o titulo religioso que eu tenho porque sou do Candomblé, da Nação Angola, e na comunidade baiana me conhecem mais por este título, por causa de palestras e encontros que faço na Bahia e também no exterior”.

A vice-coordenadora da Aplb Marilene Betros fez uma explanação sobre a Conjuntura Política do País e elogiou a conquista da realização da 1ª Conferência Nacional de Educação. Ela chamou a atenção para a luta de classes que está em efervescência no momento. “O debate sobre a conjuntura nacional e internacional é muito importante para que nós, trabalhadores em educação possamos levar essa discussão para nossos alunos e a sociedade. Este processo de avanço precisa ser aprimorado e, para isso, devemos trabalhar diariamente. Defender a democracia é defender o Brasil”, afirma Marilene.

Aplicabilidade da Lei 10.639

O seminário prosseguiu a tarde, com informações e debate sobre as relações entre educação, cultura, identidade negra e formação de professores, tendo como enfoque principal a aplicação da Lei 10.639/2003.

Antes da apresentação dos palestrantes, o poeta e escritor Nivaldino Félix, diretor de imprensa da APLB-Sindicato, defendeu o aprofundamento do debate sobre a herança africana na formação do Brasil e condenou a visão apenas eurocêntrica da história e cultura brasileiras.  

Ele propôs que o Sindicato intensifique campanha pela implementação da Lei 10.639 nas escolas de todo estado. “Esta campanha tem que ser abraçada por todos nós, nos Núcleos, Delegacias e Regionais da APLB”, defendeu Felix, aproveitando para convidar os presentes para o lançamento de seu quinto livro, que trata sobre temáticas históricas e raciais, marcado para acontecer no dia 24 de janeiro de 2016, uma data simbólica para a comunidade negra, por ser o mesmo dia em que aconteceu a Revolta dos Búzios em Salvador, no ano de 1835.

O professor Oduvaldo Bento, também diretor da APLB, fez um breve recital com músicas e poesias alusivas à consciência negra. A professora Mariângela de Conceição do Almeida, também apresentou uma composição de sua autoria.

Presente no seminário, o presidente da CTB/BA fez uma saudação aos presentes, elogiando a APLB pela iniciativa de realizar o importante debate, por fortalecer a discussão sobre a história real do Brasil e ressaltou a grave crise do sistema capitalista em todo o mundo, e também no Brasil, que tem levantado um ambiente mais conservador, reacionário e violento, acirrando a violência e discriminação contra todas as minorias. Ele convocou os educadores para uma manifestação em Defesa da Democracia, que acontecerá no próximo dia 16 de dezembro, em Salvador.

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (425) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (374)

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (287)

O racismo existe

Em seguida foi formada a segunda mesa dos debates, que teve como primeira palestrante a professora de História Edizia Miranda. Ao abordar o tema ”Aplicação da Lei 10.639/2003 no Currículo Escolar”, a especialista em Planejamento Pedagógico e Psicologia Transpessoal fez um panorama sobre o sistema escravista no mundo e a gênese do racismo no Brasil.

“Discutir o racismo não é perda de tempo, porque nós o vivemos. Quando a Lei 10.639 foi sancionada em 2003, o presidente Lula estava atendendo a uma briga do movimento negro de uma de três décadas. Não foi um prêmio, não foi uma bondade presidencial, foi o resultado de uma luta que refletia o que a sociedade brasileira vive. O racismo é real, nós sabemos que ele existe”.

Sobre a aplicabilidade da Lei 10.639, a especialista destacou que a escola tem papel central na reeducação das relações étnico-raciais e para isso precisa reconhecer o racismo na sociedade brasileira, e consequentemente na própria escola, e enfrentar sem receio as tensões. “A abordagem tem que ser interdisciplinar e intersetorial, através de trabalhos coletivos entre os diferentes atores da comunidade escolar, envolvendo todos os profissionais da educação. A lei precisa ser implementada durante o ano todo, não apenas no dia da Consciência Negra, e replicada na rua, em casa, em toda a sociedade”, defende.

Marcos Rezende, bacharel em Historia e militante do movimento social negro, que abordou o tema “Gênero e Raça no Cotidiano Escolar” deu um depoimento sobre a sua experiência pessoal, destacando que na escola o negro e seu padrão estético dificilmente são vistos de maneira positiva. E apontou a instituição como um espaço que reproduz o que acontece na sociedade e onde o processo de construção da identidade negra também é de maneira tensa.  “Meu pai dizia: se você não sabe que é negro, alguém vai te dizer. E eu afirmo que na escola com certeza isso vai acontecer. Quase sempre de forma cruel”, testemunhou o ativista.

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (425) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (432)

Amor e solidariedade

Stael Kyanda Machado, artista plástica, professora e psicanalista, fez uma apresentação lúdica e ao mesmo tempo didática, através do “Recital Construindo a Identidade”.

Com leveza, bom humor e boas doses de música e poesia, Kyanda destacou que a escola precisa colocar os alunos em contato com os elementos que formam cada grupo étnico brasileiro, para que eles sejam capazes de compreender a complexidade dessas identidades e, assim, se afirmar não apenas pela cor da pele ou a textura do cabelo, mas também por outros elementos, como cultura, crenças e herança histórica.

Para colocar em prática esta mudança, ela recomendou os professores a fortalecer o amor, a solidariedade e o respeito às diferenças. “A ação do cuidar tem a ideia de harmonizar as relações humanas e o equilíbrio junto ao meio social e à natureza. Mas como é que nós vamos cuidar se os nossos complexos não forem trabalhados?”, questiona a especialista, cuja apresentação teve vários momentos de interação com a plenária.

Durante o evento, as pessoas que posaram como modelos para cartazes e banners do evento foram homenageados, além de funcionários e diretores envolvidos na construção do seminário. À tarde, o seminário foi encerrado com uma animada apresentação musical da cantora e radialista Alice de Sanayá, também professora da rede municipal de Salvador.

SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (67) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (71) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (78) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (88) SEMINÁRIO SOBRE IND. NEGRA, 09.12 (332)

 

Você pode gostar de ler também: