Saúde é levada a sério em escola de Rio Branco

Rio Branco — A saúde dos alunos é assunto levado a sério na Escola Estadual Maria Raimundo Balbino, em Rio Branco, capital do Acre. O cardápio da merenda escolar é elaborado por uma nutricionista. Como a escola atende comunidades carentes, é essencial que as crianças se alimentem bem. “Muitos dos nossos alunos só se alimentam aqui na escola”, salienta a diretora Rosenilda Pacífico.
Galinhada, mexido de arroz com ovos e farofa, picadinho de carne com mandioca, arroz e feijão são alguns dos pratos oferecidos aos alunos nos três turnos de aulas. Depois das refeições, é hora de escovar os dentes. Cada estudante tem uma escova, com seu nome. Dispostos em fila indiana, todos  aguardam o momento de a professora colocar a pasta nas escovas.

A medida foi tomada assim que a diretora percebeu o alto índice de cáries entre as crianças. O posto de saúde do bairro do Palheiral, onde fica a escola, também ajuda na prevenção das cáries, com a aplicação anual de flúor. Felipe de Souza Moreira, dez anos, está na quarta série. Ele revela que aprendeu a escovar os dentes no intervalo do recreio. “Minha mãe sempre mandou, mas eu fui aprender mesmo aqui na escola”, confessa.
São necessários seis tubos de pasta por dia para atender os 625 alunos, que cursam da primeira à quarta série do ensino fundamental. A merenda reforçada e as pastas de dentes fazem parte do orçamento limitado da escola, que recebe apenas R$ 26 mil por ano para despesas com recursos pedagógicos e demais gastos escolares.

Para que não haja desperdício de dinheiro, todas as compras são submetidas ao Conselho Escolar, que reúne representantes de pais, funcionários, alunos e membros da comunidade. Aliás, todos os assuntos administrativos da escola são ali tratados. “Eu me sinto respeitada como mãe quando pedem a minha opinião”, revela Gracilene Lima Ferreira, representante dos pais.

Duas vezes por ano, o conselho realiza audiência pública para discutir as prioridades da escola. “Elegemos as prioridades das prioridades porque o dinheiro é escasso e precisamos de muita coisa”, admite a diretora.

O resultado da gestão compartilhada é o desempenho apresentado pelos alunos, que levaram a escola a apresentar o melhor índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do Acre.  “Nós fazemos nosso trabalho pensando no bem dos alunos, mas ficamos muito felizes com o resultado”, conta a auxiliar de secretaria Maria Zenaide Martins Moreira, que também faz parte do conselho.

Ana Guimarães