Salvador receberá mais de R$ 95 milhões em precatórios do Fundef; Rui Oliveira diz que APLB seguirá mobilizada para que profissionais da Educação recebam os recursos

O município de Salvador (BA) receberá R$ 95.247.956,01 (noventa e cinco milhões, duzentos e quarenta e sete mil, novecentos e cinquenta e seis reais e um centavo) em precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o estado da Bahia vai receber R$ 8,2 bilhões.

A liberação dos recursos é fruto de luta intensa das entidades APLB-Sindicato, APEOC e CNTE, para garantir aos profissionais da Educação das regiões Nordeste, parte do Norte e Minas Gerais, na região Sudeste – estados que dispõem de processos referentes ao Fundef, o recebimento dos valores.

De acordo o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB, o sindicato é uma das entidades fundadoras da Frente Norte/Nordeste em Defesa dos Precatórios e há anos está mobilizado pela garantia da subvinculação de 60% dos recursos do FUNDEF aos profissionais do Magistério.

“Foram muitas manifestações, ações judiciais, idas à Brasília, para garantir esse direito aos nossos trabalhadores. A nossa luta não será em vão. Já derrubamos o veto de Bolsonaro contra a destinação dos recursos aos profissionais do Magistério e estamos tomando todas as providências cabíveis para que esse dinheiro chegue às mãos dos professores”, disse o professor Rui.