RUY BARBOSA – APLB REPUDIA AGRESSÃO À PROFESSORES COM SPRAY DE PIMENTA. EDUCADORES PRECISARAM SER HOSPITALIZADOS

A APLB-Sindicato, legítima representante dos trabalhadores em Educação do estado da Bahia, manifesta REPÚDIO pela ação de violência sofrida na última segunda-feira (09/05), pelos professores do município de Ruy Barbosa. De acordo com relatos e denúncias, a violência, uso de spray de pimenta, foi realizada por alguns integrantes da guarda municipal, durante uma manifestação pacífica dos educadores após sessão na Câmara de Vereadores do município. Inclusive, alguns profissionais da Educação precisaram de atendimento médico no hospital.

O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, repudia veemente a ação e pede celeridade na identificação dos agressores. “Não podemos permitir uma barbaridade como essa. Os trabalhadores têm o direito de se manifestar de forma pacífica. A Educação merece respeito. A APLB apoia os professores de Ruy Barbosa e vai exigir punição para os culpados por este ato de violência. “, destacou Rui.

Acesse abaixo a nota de esclarecimento da APLB de Ruy Barbosa e vídeos e fotos do flagrantes da violência:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A APLB Sindicato de Ruy Barbosa, nesta oportunidade, vem esclarecer ao povo da cidade que, na noite de ontem, nove de maio, após o término da seção da Câmara de Vereadores, enquanto os professores realizam uma oração ajoelhados no plenário, foram brutalmente hostilizadas pela Guarda Municipal, que, para pôr fim a um protesto ordeiro e pacífico, espirrou deliberadamente produtos químicos contra os professores que estavam no local. Na oportunidade, vários professores passaram mal vitimados por vômitos, tonturas, asfixia, urticária. Duas professoras presentes passaram mal, desmaiaram e precisaram ser levadas para a Emergência da Santa Casa de Misericórdia. A Guarda Municipal, por sua vez, fugiu do local e omitiu socorro às pessoas que passaram mal por conta do ataque truculento, desmedido e totalmente desnecessário. O que aconteceu na Câmara de Vereadores de Ruy Barbosa na noite de ontem foi uma verdadeira emboscada! Educadores não usam spray de pimenta! Usam livros e lápis!

Os professores esclarecem que, ao contrário do que dizem os vereadores desta cidade, professores não são arruaceiros e nem ganham rios de dinhiero! São mães e pais de família que estão lutando por seus direitos. Estão lutando pela valorização do seu trabalho. Estão lutando pela melhora do ensino público desta cidade. Enquanto cidade e povo livre, que esse ano completa 100 anos de independência, não podemos e não devemos aceitar sermos tratados como animais, subjugados por absolutamente ninguém, nem prefeito nem vereadores! Nossa cidade merece professores valorizados, escolas equipadas, alunos bem instruídos!

O ataque sofrido ontem pelos professores na Câmara de Vereadores ultrapassa todos os limites, causa revolta e ataca a dignidade de pessoas que estão lutando pela melhoria da educação! A truculência é arma dos desesperados! A recusa do diálogo é característica mais vil de governos opressores! Mas os professores de Ruy Barbosa não vão aceitar isso calados! Por isso, convidam a comunidade, pais, alunos, avós, tios e tias, para se juntarem a essa luta! Quando um professor é atacado, a comunidade inteira é atacada também! A hora é agora! Todos em defesa da educação de Ruy Barbosa. Proteger a educação é um dever de todos! A APLB Sindicato lamenta e informa que está tomando todas as medidas judiciais para defender nossos professores, nossos alunos, nossas escolas, pois lutamos pela carreira e por toda a educação.