APLB SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS/AS DO ESTADO

A direção da APLB-Sindicato, realizou reunião remota com Coordenadores/as Pedagógicos/as do Estado da Bahia nesta segunda-feira (25/01). Os Coordenadores/as Pedagógicos/as compõem o grupo do Magistério e representam, junto com os professores/as e demais profissionais da educação, a mediação e luta em prol de uma educação de qualidade enquanto politica pública na perspectiva da garantia de direitos.

Várias questões foram tratadas e contou com a presença de diversos/as coordenadores/as de todo o estado, bem como diretores/as da APLB Sindicato. A reunião iniciou com a fala da diretora da APLB-Sindicato e também coordenadora pedagógica, Arielma Galvão, seguindo de falas dos demais coordenadores/as, fazendo um resumo dos principais pontos de preocupação desse momento, com especial atenção para as questões da educação no contexto da pandemia.

O Coordenador-Geral da APLB-Sindicato Rui Oliveira falou da importância da reunião e que a APLB vai tratar e encaminhar as questões junto à SEC. Explicou sobre a aposentadoria dos coordenadores/as e fortaleceu a principal prioridade desse momento, que é preservar vidas. “Retorno apenas com vacina, é a posição da categoria após consulta. Já são mais de 200 mil vidas que foram perdidas nessa pandemia. Se querem retorno, vacinem a categoria. Conteúdos se repõem, vidas não”, destacou Rui.

Após a fala de Rui Oliveira, houve as considerações da Vice-Coordenadora da APLB, Marilene Betros, Conselheira Estadual de Educação e Diretora do Jurídico da entidade. Dentre outros pontos, explicou sobre a Gratificação de Estímulo ao Aprimoramento Profissional – GEAP, ações da APLB sobre a equivalência salarial quando da nomeação de coordenadores/as em cargo de gestão, a questão da saúde do magistério e importância do papel da coordenação pedagógica. “O coordenador pedagógico pertence à carreira do magistério, conseguimos isso com muita luta. É estranho quando não há entendimento quanto a isso e tentam colocar outro patamar ou outro papel para o coordenador pedagógico. Isso está no Estatuto do Magistério e também quando da realização do Concurso Público está em edital, os coordenadores/as pedagógicos/as compõem a carreira do magistério, isso é fruto de luta”, enfatizou Marilene.

Sobre as questões colocadas pelos coordenadores/as pedagógicos/as, a APLB encaminhou que um documento será enviado ao Secretário Estadual de Educação, tratado com a Secretaria, e orienta/informa que:

– Não há convocação oficial para atividades presenciais nas escolas. O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A publicação da medida está em diário oficial.

– SAGA – Sistema de Apoio à Gestão de Aprendizagem: o preenchimento e reflexões sobre o plano 21 será feito pela Gestão, Coordenação Pedagógica e Professores/as. A Coordenação Pedagógica não deve assumir isso sozinha, é uma ação coletiva.

– Perda salarial quando da nomeação em cargos de gestão: está na pauta com a SEC, a questão será retomada.

– Número insuficiente de coordenadores/as de acordo com o porte das unidades escolares: demanda oficiada e será tratada com a Secretaria.

– Probatório: o formulário de avaliação do estágio probatório, quando for enviado à unidade escolar, deverá ser visto, avaliado e assinado pela gestão e coordenação pedagógica (mesma situação para o professor/a). Se esse protocolo não for seguido, o coordenador/a pedagógico/a (assim como também o professor/a) deverá entrar em contato com a APLB-Sindicato.

– Assédio Moral: os indicativos de assédio moral devem ser denunciados, apurados e acompanhados com as orientações e ações que se fizerem necessárias. A APLB registrou as situações colocadas na reunião.

O encontro marca a continuidade do fortalecimento do diálogo e da luta. Estiveram presentes representações de: Valença, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Dias Dávila, Caixa Pregos, Vera Cruz, Tairu, Juazeiro, Jequié, Uibai, Irecê, Porto Seguro, Candeias, Serra Preta, São Sebastião do Passé; Bom Jesus da Lapa; Casa Nova; Andorinha; Santo Antônio de Jesus; Barreiras; Belmonte; Itabuna; Irecê e Uibaí. Diretores Regionais da APLB Sindicato: Ahilton Ribeiro; Eneias Soares; Fátima Oliveira; Ruth Menezes; Rosânia Vieira; Zélia Barbosa; Keliane Carvalho e Cezar Nolasco. Diretores da Executiva da APLB Sindicato: José Lucas Sobrinho, Delsuc Machado e Luciano Cerqueira.