Pesquisa APLB-Sindicato Delegacia de São Desidério revela informações acerca de direitos e vantagens, avalia atuação da SEDUC e dá outras informações

A APLB-Sindicato Delegacia de São Desidério – Regional Oeste, entre os dias  02 e 18 de Junho de 2021 realizou uma pesquisa para coletar informações acerca de direitos e vantagens prescritos na Lei Municipal 12/2011 (PCR), cerceados e/ou concedidos aos profissionais da educação do município de São Desidério no período 2020/2021. Na oportunidade a investigação procurou saber a opinião sobre a atuação da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), concernente a proposta/modelo de aulas remotas que vem sendo desenvolvidas no acolhimento dos estudantes, pais e professores da rede municipal para o período pandêmico.

O questionário foi direcionado para um público de 191 filiados/as a APLB-SINDICATO. Desse montante 160 fazem parte do grupo oficial de WhatsApp, onde  link foi disponibilizado. Importante registrar que alguns não conseguiram acesso por não dispor de uma rede de internet (localização geográfica) ou de um aparelho compatível ao aplicativo “Google Formulários”. Assim, contribuíram com a pesquisa um grupo de 69 profissionais da educação de carreira, concursados de 1998, 2001, 2006 e 2010, entre eles professores/as, merendeiras, zeladores/as, agente de portaria, secretária escolar, coordenadores/as, supervisores/as, diretores/as e vice-diretores/as e regente auxiliar/adaptação funcional. Desse universo de direitos e vantagens, o mais requisitado foi o Triênio, com 60,9%, seguido respectivamente por extensão de carga horária 26,1%, certificação 29%, licença prêmio 24,6%, referência 18,8%, férias 17,4%, mudança de nível (I para II) e Quinquênio 15,9, mudança de referência dentro do nível II 13%, remoção 10,1%, lotação 7,2% e 1,4% referem-se, respectivamente aos solicitantes de licença maternidade ou que não fizeram nenhum requerimento. Desses direitos citados, apenas 14%  tiveram direitos cerceados (adicional difícil acesso)  e 86% que não tiveram perdas.

Quanto à avaliação da atuação da SEDUC frente aos trabalhos pedagógicos remotos, 39,1%  conceituaram como péssimo, 26,1% sendo ruins, 24,6% como regular, bom com 10,1% e para o conceito ótimo 0,0%. Dentre os argumentos mais sinalizados para justificar os conceitos assinalados, alguns serão mencionados com identificação de código alfanumérico P1, P2, P3, P4 e P5, para garantir o sigilo: P1:“A imposição e a falta de diálogo com a categoria e com os outros segmentos sociedade, pais , alunos…”;  P2: “Falta diálogo com os gestores escolares e com o sindicato.”; P3: “As informações não chegam de forma clara.”; e, P4: “Não foi oferecido subsídios necessários para aperfeiçoamento e oferta de ensino remoto de qualidade aos alunos, faltou gestão na aquisição de equipamentos e plataformas de ensino para contemplar educação de qualidade aos alunos do município” e P5: “Devido à situação em que estamos vivendo com essa pandemia a insistência para que nós professores cumpramos os horários presenciais ainda que não seja todos os dias. É um grande risco que estamos correndo como vocês mesmos costumam falar que “vida só uma” .”, dentre outras justificativas que sinalizam incoerência nas narrativas da secretaria de educação e as demandas realizadas pelos profissionais de educação.

A entidade registra um grande número de conquistas para a categoria. As concessões que não foram por via administrativa, estão sendo ajuizadas de acordo com a procura do/a filiado/a. Registramos ainda que desde 2017 procuramos manter o diálogo com a gestão, sempre oficializando as solicitações, as quais seguem sem respostas até o momento.

Entendemos que as queixas recebidas refletem nos dados coletados. Dessa forma, há incongruência na postura da gestão que vem executando propostas pedagógicas, convocações para cumprimento de  carga horária presencialmente na escola delegadas sem oficialização, sem diálogo com a categoria, com o sindicato, conselhos e comunidade escolar, dirimindo ações unilaterais, o que vai de encontro com as normativas designadas para o período pandêmico.

Para saber mais sobre a pesquisa confira alguns dos gráficos:

Fonte: Elaboração Google Formulários