RESTITUIÇÃO SALARIAL, AMPLIAÇÃO DE CARGA HORÁRIA E ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES E DIRETORAS: CONFIRA O RESULTADO DA REUNIÃO COM A SEC

A direção executiva da APLB-Sindicato se reuniu na tarde nesta terça-feira (09) com representantes da Secretaria Estadual de Educação para discutir reivindicações relacionadas à categoria. Na pauta, a restituição do desconto no salário daqueles que não aderiram ao retorno presencial anunciado pela SEC em setembro, a eleição direta para diretores e diretoras das escolas estaduais e a publicação da ampliação de carga horária de 20 para 40 horas.

“O governo nos garantiu, depois de uma hora e meia de reunião, que as poucas pessoas que ainda não receberam os valores descontados deverão receber na próxima folha, agora no mês de novembro. Em relação às eleições, vamos iniciar o processo com a escolha da comissão, que será publicada no diário oficial. A comissão se reunirá para preparar toda a dinâmica e nós pretendemos terminar todo o processo, incluindo plano de ação e definição de critérios, até o final do ano, para que até o inicio de fevereiro sejam realizadas as eleições em toda a rede estadual de ensino. Outro ponto tratado na reunião, foram as solicitações de alteração de carga horária. O governo nos garantiu que até o dia 20 de novembro serão publicadas mais algumas dezenas de alterações”, informou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.

A direção da APLB-Sindicato também tratou a questão do aplicativo Escolado. A posição da entidade é que nenhum professor/a seja obrigado a baixar o aplicativo no celular particular. “Nós deixamos claro que há um descontentamento de toda a categoria com essa ferramenta. Eles marcaram uma próxima reunião para tratar desse tema, além do pagamento do Geap, mudança de padrão e grau na rede estadual” completou Rui.

A direção da APLB solicitou também que seja agendada outra reunião com o secretário de relações institucionais para tratar do aumento salarial dos servidores públicos. A categoria não tem reajuste salarial há seis anos.