RELATÓRIO SOBRE A ATUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIO DA APLB  NO INTERIOR DO ESTADO

RELATÓRIO SOBRE A ATUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIO DA APLB NO INTERIOR DO ESTADO

O grande desafio da APLB é unir todos os segmentos dos trabalhadores da Educação, e isto vem sendo feito pelo Departamento de Funcionários, que  busca organizar e conscientizar os funcionários que trabalham em escola, em todo estado da Bahia. Ultimamente tem acontecido, em muitos municípios, assembleias conjuntas de todos trabalhadores, numa forte demonstração de que esta ideia pode ser materializada.

Seminário de Implantação do Profuncionario em Riachão das Neves

Nesse mês de outubro, estivemos em diversos municípios do Estado. Inicialmente em Riachão das Neves, participando de um seminário para implantação do Profuncionario, onde tivemos um debate muito rico com os trabalhadores em educação, comandado pela professora Jean Carla, que faz um belo trabalho naquele município.

O DEFE em Ituaçu

Estivemos também na cidade de Ituaçu, em um seminário com os funcionários. Nesse evento, estavam presentes a professora Eva Mendes de Queiroz, coordenadora do Núcleo; Geovar dos Santos, Vice–coordenador; Leandro Malheiro, Tesoureiro; a Secretária de  Educação, Monique Trindade; e o ex-deputado Severiano Alves. Entre os assuntos  discutidos: Plano de Carreira, implementação do Profuncionario e política salarial.

1º Encontro Municipal de Educação dos Funcionarios em Tanhaçu

Em Tanhaçu, participamos do 1º Encontro Municipal de Educação dos Funcionarios que trabalham em  escolas, que teve como tema: Formação e Valorização. Na pauta desse seminário  também estavam as principais reivindicações dos funcionários: Plano de Cargos e Carreira, Política Salarial, implementação do Profuncionario. Estiveram presentes o Diretor Regional, Professor  Cesar Nolasco, o diretor da delegacia, Professor  Antônio Neto, Hildete, diretora do Núcleo  e demais diretores. Esteve presente também a Secretaria de Educação do município, Maria do Rosário, que disse estar  aberta a todas as reivindicações dos funcionários.

2º Seminário de Educação em Boquira

Também estivemos na cidade de Boquira, no 2º Seminário de Educação, que debateu a  reorganização do Núcleo, Profuncionario e Plano de Cargos e Carreira unificado. O encontro teve como palestrantes o Professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato, que falou sobre a conjuntura; o Professor  Noildo Nascimento, diretor de Organização da APLB, que fez uma abordagem sobre os precatórios do Fundef, e falou também sobre a situação da luta sindical; Nivaldino Felix e Edimilson Almeida, coordenador e vice do Departamento de Funcionários da APLB,  falaram a respeito das políticas de valorização dos funcionários no contexto atual. Participaram do evento 400 trabalhadores, entre funcionários e professores.

Nivaldino Felix

Diretor de Imprensa e Coordenador do DEFE