Prefeito ignora educadores

Prefeito de Ibirataia ignora professores e a educação

A postura de desprezo do prefeito Jorge Abdon Fair às reivindicações da categoria, revolta os professores do município de Ibirataia, que não conseguem, sequer, marcar uma audiência com o chefe do Poder Executivo para discutir assuntos como o Fundef e o Plano de Cargos e Salários.

A Prefeitura de Ibirataia foi beneficiada com aumento no repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), mas os professores do município não tiveram nenhuma valorização. A legislação do Fundef estabelece que pelo menos 60% das verbas do Fundo devem ser usadas para o salário de profissionais da educação. O restante pode usado em obras, material didático e outras despesas, desde que estejam relacionadas ao ensino fundamental.

Os professores também reclamam que há três anos estão tentando aprovar o Plano de Cargos e Salários da Categoria. Este plano é um direito amparado por lei, e a APLB-Sindicato, que tem o papel de gerir as negociações em defesa da categoria, tem procurado negociar.

A APLB-Sindicato tentou por diversas vezes agendar uma audiência com o prefeito da cidade, foram enviados ofícios, mas não houve nenhuma resposta. O núcleo de educadores tem procurado negociar com a atual administração em defesa dos direitos dos profissionais em educação, mas o prefeito, simplesmente, diz que não tem tempo para a APLB.