POR NIVALDINO FÉLIX:  21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

POR NIVALDINO FÉLIX: 21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

No dia 21 de Março de 1960, ocorreu no bairro de Sharpeville, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito aonde eles poderiam ir.

Naquele momento 20 mil pessoas se manifestavam contra a lei do passe do apatheid que era uma verdadeira humilhação. Houve repressão violenta, mesmo o protesto sendo pacífico. Morreram 69 pessoas e 186 ficaram feridas.

 

É importante frisar que esse protesto foi organizado pelo incipiente congresso Nacional africano.  Este regime de segregação racial da África do Sul se destacou pela crueldade na qual tratavam os descendentes africanos que tiveram seu território invadido pelos espanhóis, holandeses e ingleses onde diversas tribos foram dizimadas por este colonizadores bárbaros.

 

Esta repressão do dia 21 de março de 1960 ficou conhecida pelas torpezas praticadas pelo regime de segregação da África do Sul. A Organização das Nações  Unidas – ONU, estabeleceu este dia como Dia Mundial contra a Discriminação Racial.

Nivaldino Félix 

Diretor de Imprensa

Você pode gostar de ler também: