Pesquisa da APLB Regional Oeste revela situação da vacinação contra a covid-19,  volta às aulas sem vacina e outras informações. Confira!

Entre os dias 15 a 30 de maio de 2021, a APLB-Sindicato da regional oeste realizou uma pesquisa para conhecer a opinião dos trabalhadores/as em Educação sobre a situação da vacinação contra o covid-19, dentre as perguntas realizadas estão, número de contaminação, perdas de familiares, segurança para retornar as aulas hibridas, entre outras questões. No universo de 733 entrevistados, apenas 48,5% tomaram a primeira dose da vacina e 1% tomaram a segunda dose, ou seja, 99% estão sem a segunda dose.  Entre os entrevistados, 95,2% não se sentem seguros/as pata retorno as aulas semipresenciais ou hibridas. Reafirmando o posicionamento da APLB reabertura das escolas só deve ocorrer após a segunda dose de vacinação de toda a categoria contra o coronavírus.

Participaram da  pesquisa  10 cidades (Barreiras, Baianópolis, Buritirama, Cotegipe, Catolandia, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves , São Desidério, Santa Rita de Cássia, totalizando 733 trabalhadores/as da rede pública estadual, municipal e privada do ensino do interior da Bahia, entre eles, professores (as), coordenadores (as) pedagógicos (as), gestores (as) escolares e demais servidores (as) das unidades de ensino.

Entendemos que há incoerência na postura de alguns gestores/as municipais, quando há convocações para cumprimento de  carga horária presencialmente na escola, percebe-se com essa pesquisa, que tais convocações vão de encontro aos decretos que são publicados pelo governo do estado e pelos gestores municipais, os quais todos sinalizam alertas sobre “não há como cogitar o retorno às aulas”, devido ao aumento dos índices de contaminação na Bahia e em especial no interior.

Dados da Pesquisa, confiram os gráficos abaixo: