Pesar pela morte do ex-deputado Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, vítima do covid-19

Pesar pela morte do ex-deputado Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, vítima do covid-19

A direção da APLB-Sindicato manifesta o seu profundo pesar pela morte do ex-deputado federal baiano Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, que morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Salvador, em decorrência da covid-19. Haroldo, que tinha 81 anos, também presidiu a Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Lula. Ele estava internado há duas semanas em um hospital da capital baiana. Com o agravamento da doença, foi transferido para uma UTI, onde estava intubado desde sexta-feira.

Um dos fundadores da Ação Popular (AP), movimento de luta armada criado para combater a ditadura, Haroldo foi deputado entre 1983 e 2003. Na juventude também foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e aos militantes neste momento de dor. O exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna, é o legado que Haroldo Lima deixa para a geração que prosseguirá a luta pelo socialismo”, diz a nota da direção estadual do PCdoB na Bahia, ao anunciar a morte do político.

Ainda não há informações sobre o velório ou sepultamento.

Diversos agentes políticos e pessoas públicas se pronunciaram lamentando a morte de Haroldo Lima. Um deles foi o governador da Bahia, Rui Costa, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

“Eu quero lamentar a morte do Haroldo Lima, ex-presidente do PCdoB, abraçar a família, prestar solidariedade, meus sentimentos a toda militância do PCdoB, meus sentimentos. E faremos uma homenagem a ele hoje, ao longo do dia. Essa doença tem levado pessoas muito importantes, pessoas que, independentes de terem cargos políticos ou não, pessoas que compõem o ente querido de cada família. Então, além de político, o Haroldo era alguém que representava o sentimento de família, de amor ao próximo. Fica o nosso abraço aqui”, falou o governador.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas também se pronunciou em postagem no Instagram. “A Bahia perdeu hoje (24) para a #COVID19 mais um dos líderes que fizeram história na luta pela democracia, Haroldo Lima. Meus sentimentos aos amigos do PCdoB e a toda sua família”.

A deputada federal Alice Portugal também foi uma das pessoas que se pronunciaram após a morte do político. “Perdemos HAROLDO LIMA para a COVID-19, mas ele vive e viverá eternamente na nossa luta e em nossos corações!”.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também se prenunciou sobre a morte de Haroldo Lima.

“É um momento muito triste para a Bahia e o Brasil. Estão de luto pessoas e instituições. Está de luto a Universidade Federal da Bahia, que ele sempre defendeu e amou; e estão de luto, em um largo espectro de posições, todos os que lutam contra a exploração, todos os que defendem a democracia e a liberdade, todos os que defendem a vida e o conhecimento. Faleceu Haroldo Lima, vítima da Covid, em um dia que, indicam os números, chegamos à marca aterradora de 300 mil óbitos. Haroldo Lima era um amigo único e raro, capaz de conciliar história e humanidade. Afinal, sua presença sempre se revestia de um brilho extraordinário, como se uma figura lendária, uma personagem de livro, fosse também um parente próximo. Assim, grande liderança comunista, sua palavra sempre provocava respeito e reverência, mas o escutávamos também como se um companheiro de viagem, a um só tempo tímido e eloquente, estivesse ali a nosso lado, sendo corajoso e firme, próximo e solidário. Haroldo era, enfim, como nos lembrou hoje o poeta José Carlos Capinan, alguém com quem podíamos falar de política e poesia”, disse.

Você pode gostar de ler também: