PELA REVITALIZAÇÃO DO COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA

PELA REVITALIZAÇÃO DO COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA

 

Por Claudemir Nonato

Este ano, o Colégio Estadual da Bahia, o famoso Central, onde estudei, completará 180 anos de fundado. Personalidades expoentes em diversos campos da cultura, política e ciência foram acolhidas na unidade, a exemplo de Elsimar Coutinho, Aristides Maltez, Glauber Rocha, Lauro de Freitas, Lídice da Mata, Calasans Neto, Américo Simas e Waldir Pires, entre tantas outras. O colégio foi pioneiro por ter instituído turmas mistas, estando na vanguarda nas relações sociais de gênero.

De minha autoria, um projeto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), voltado para a revitalização das escolas do centro de Salvador, recomenda que o Colégio Central seja a primeira a se transformar em um multicentro que reúna educação profissional e tecnológica, esportes, memória e museu da educação; idiomas; eventos; serviços e laboratórios, além de abrigar centros gourmet e administrativo.

Uma das mais importantes justificativas do projeto é manter viva a memória da educação da Bahia, tendo em vista que o Central, com quase 200 anos de existência, é referência no Estado por sua trajetória marcada por momentos históricos importantes, sendo “sobrevivente” de inúmeras crises. Quem apoia a ideia?

#ClaudemirPigNonato #SEMA #ColégioCentral #Educação #RevitalizaçãoDasEscolasDoCentroDeSalvador #Memória #Salvador #Bahia

Você pode gostar de ler também: