PEC 32 – Comissão especial da Câmara aprova desmonte dos serviços públicos. “Temos que seguir na luta contra essa reforma que priva brasileiros de serviços essenciais à vida”, dispara Rui Oliveira

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/21, conhecida como PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quinta-feira (23), por 28 votos a 18, o novo relatório apresentado pelo deputado Arthur Maia (DEM-BA). Agora a luta é para que seja rejeitado em Plenário. “Seguimos na luta para que essa proposta de destruição dos serviços públicos não tenha voto suficiente no plenário. Defendemos o ensino público gratuito para todos. A PEC-32 é o marco regulatório da corrupção no Brasil.Lutar contra essa deforma administrativa é lutar em defesa do serviço público”, dispara Rui Oliveira Coordenador-geral  da APLB.

Desde o fim da reunião de quarta-feira (22), o governo trocou ao menos oito membros da comissão especial para conseguir aprovar a proposta. Isso porque, segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a própria base estava dividida em relação aos textos apresentados por Arthur Maia.

“O texto que foi votado ontem retomou o artigo 37 A, que permite a terceirização no serviço público. É a alma privatista da proposta. Convocamos a todos e todas que lutam pelo futuro do Brasil para dizerem não a esse retrocesso”, pontuou.

Deputados de oposição denunciaram a troca de membros. O Partido Novo, por exemplo, assumiu 6 cadeiras, tendo apenas 7 deputados na composição da Casa. “A proporcionalidade foi rompida. Estão desesperados para privatizar os serviços públicos e lucrar com isso”, avaliou o deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Mais cedo, às 8h, deputados da Bancada da Oposição na luta contra a Reforma Administrativa se reuniram para discutir os rumos da PEC 32. De acordo com o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), é grave que o texto de Arthur Maia tenha sofrido alteração três vezes em menos de 12h.

O novo relatório retomou elementos graves que haviam sido retirados, como o artigo que permite terceirizar toda educação pública para empresas. Além disso, a previsão de redução de 25% do salário foi mantida, retomaram os super-poderes do Presidente da República, privilégios foram mantidos e possibilidades de contratações de temporários foram ampliadas.

Foram 10 votos de diferença, fruto de uma manobra da base do governo para obter maioria.

A APLB-Sindicato segue junto com as demais entidades da Educação , a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e outros sindicatos dos servidores públicos, mobilizada para derrubar integralmente a PEC 32 que, agora, segue para Plenário.

>> COMO VOTARAM OS/AS DEPUTADOS/AS

Parecer da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na Comissão Especial – 23/09/2021

Votaram sim (28)
Carlos Jordy (PSL-RJ)