APLB TANHAÇU DISCUTE DEMANDAS DE FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA

A Diretoria da APLB-Sindicato Núcleo de Tanhaçu esteve reunida com prefeito e representantes da Secretaria de Educação para discutir pauta de demandas dos funcionários das escolas do município.

A reunião ocorreu nessa quinta-feira (18/02), no auditório da Secretaria de Educação do município de Tanhaçu e a Diretoria do Núcleo da Aplb Sindicato juntamente com o prefeito João Francisco e a secretária de Educação Karine Sarmento com o objetivo de discutir as demandas dos funcionários das escolas.

Em relação ao pagamento do mês de dezembro do ano passado, que não foi pago pelo gestor anterior, o prefeito disse que os recursos disponibilizados em conta pelo ex- prefeito são insuficientes para cobrir a folha e como a legislação o impede de fazer o pagamento dessa dívida, será necessário que os servidores acionem a Justiça para que o mesmo possa pagar. A APLB-Sindicato já encaminhou a solicitação da documentação a seus filiados para que sua assessoria jurídica possa acionar o Judiciário.

Quanto ao pagamento do terço de férias, o prefeito garantiu que fará o pagamento a todos funcionários das escolas na folha do mês de fevereiro. Segundo Hildete, Coordenadora Geral do Núcleo, “essa garantia representa um alívio para esses servidores que aguardavam esse pagamento desde dezembro do ano passado”.

Um outro ponto discutido e que representou uma conquista para a categoria foi a garantia da consignação em folha dos filiados da APLB-Sindicato do município, já que a gestão anterior não efetuou esse direito. Segundo Cezar Nolasco, Diretor Regional, “com essa consignação o Núcleo da Aplb de Tanhaçu vai poder estabelecer sua sede e atender dignamente seus filiados”.

Com relação às remoções de servidores da educação que a categoria vem questionando, o prefeito afirmou ser necessário para melhor adequação da gestão.
As licenças prêmios e quinquênios serão concedidos à medida do possível. Segundo a secretária de Educação todos os pedidos serão avaliados.

A Diretoria da APLB cobrou do prefeito a liberação da Coordenadora-Geral para o exercício do mandato classista, e o prefeito afirmou que encaminhará essa solicitação à Procuradoria do município e dará um posicionamento posteriormente.

No último ponto da pauta foi cobrado à gestão a elaboração do Plano de Carreira dos funcionários das escolas, onde o prefeito disse que poderemos ir amadurecendo essa pauta e que é possível ainda nessa gestão, concretizar essa demanda.

Para Antônio Neto, Diretor Geral da Delegacia Portal da Chapada, “esse momento é histórico para a APLB-Sindicato Núcleo de Tanhaçu, já que, desde sua instalação em 2016, foi a primeira vez que a gestão municipal recebeu a Diretoria em uma mesa de negociação, e o mais importante é que conseguimos avançar nos pontos que estavam na pauta”.