“Partida de Sauer deixa grande lacuna na área de ensino. A Educação na Bahia e a APLB estão de luto”, diz Rui Oliveira

Foto: Jorge Cordeiro/GOVBA

O ex-secretário da Educação da Bahia, Adeum Sauer Hilário, 69 anos, morreu na noite de sábado (18), num acidente ocorrido em um trecho da BA-001 próximo a Canavieiras. O sepultamento do educador ocorreu na manhã de hoje (20), em Itabuna. Ele comandou a pasta entre os anos de 2007 e 2009, no governo Jaques Wagner. Atualmente Sauer lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, região sul do estado.

“É lamentável a perda de uma pessoa de notório saber, que tanto contribuiu com a Educação pública, da Bahia e do Brasil. A partida de Adeum, que também liderou a SEC no Município de Itabuna, deixa grande lacuna na área de ensino do estado. Nossas condolências à família. A Educação na Bahia, a APLB estão de luto”, destacou Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato.

Biografia

Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004.

Ele também atuou como membro do Conselho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e era e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).