Parceria com especialista e hospital garante cirurgia de redução de estômago pelo Planserv

Trabalhadores em educação ganham um novo convênio. O associado da APLB-Sindicato para ter acesso à cirurgia bariátrica deve ir ao Centro Médico do Hospital Português, na Avenida Princesa Isabel nº 914, sala 116. Antes, deve fazer contato através dos telefones (71)3203-3442 ou 3203-3443.

O médico e especialista em cirurgia de obesidade, Nilson Ribeiro, CRM 13.014, também treinou equipes no interior do estado, em Itabuna, para facilitar o acesso à primeira consulta e acompanhamento pós-cirúrgico daqueles que moram no sul da Bahia. Nesse caso, os interessados podem procurar o Centro Médico Artumiro Fontes, na Avenida Aziz Maron, número 1.117, sala 705, em Itabuna. Devem, antes, telefonar para (73)3617-0666 ou 3617-3162. Quinzenalmente o médico Nilson Ribeiro e a equipe treinada estarão em Itabuna.

“É importante salientar que aqueles beneficiários do Planserv que estejam em fila de espera para cirurgia bariátrica podem nos procurar. Serão atendidos imediatamente, uma vez que no Português ainda não tem fila de espera para esse procedimento. Este é um compromisso meu com a APLB-Sindicato”, afirma o médico Nilson Ribeiro.

Sociedade moderna

A cirurgia bariátrica ou de obesidade é a forma mais rápida e eficaz de tratar da obesidade mórbida, um problema que afeta a cada dia mais pessoas na sociedade moderna. No entanto, para o paciente se submeter a este procedimento é necessário passar por vários exames, e ainda estar em um determinado peso que seja indicado para a cirurgia. Todos esses cuidados são fundamentais para que o processo ocorra de forma segura.

Para saber o peso ideal, basta dividir o peso em quilos pelo quadrado da altura em metros, se o resultado for igual ou superior a 40, o paciente apresenta obesidade mórbida. No caso de estar entre 35 e 40, o paciente só poderá se submeter à cirurgia se tiver algum problema de saúde que esteja associado à obesidade.

Nilson Ribeiro, informa que após verificar o peso e as condições de saúde do paciente, outras informações contribuem para que a tão desejada mudança ocorra como, por exemplo, ser obeso a mais de dois anos, ter tentado perder peso com dietas orientadas por especialistas, sem obter sucesso, e desejar modificar radicalmente sua estrutura corporal.

Após esta primeira etapa, o paciente deverá passar por uma avaliação completa e minuciosa, através de exames, pois precisa estar com condições de saúde favoráveis. Em seguida, terá que ser acompanhado por especialistas das áreas de endocrinologia, nutrição, psicologia, cardiologia e profissionais de educação física.

Menos riscos

O especialista, Nilson Ribeiro, explica que a cirurgia de obesidade oferece menos riscos se o paciente perder pelo menos 10% do seu peso inicial.  Além disso, escolher criteriosamente o médico especialista em cirurgia bariátrica e se informar da sua competência são dois pontos muito importantes para que o resultado seja totalmente positivo.

Toda a técnica cirúrgica consiste inicialmente na realização da gastroplastia, que é a diminuição do estômago. Em seguida, se faz uma pequena redução do intestino. A última etapa é o uso do anel de silicone, de forma a deixar o novo estômago ainda mais estreito. Este procedimento é o mais comum, e é conhecido como Capella. Esta cirurgia pode ser feita de forma tradicional com cortes ou por videolaparoscopia (sem cortes).

A recuperação após a cirurgia por videolaparoscopia é mais rápida, mas em ambas as técnicas há necessidade de adaptação alimentar. Por este motivo, é fundamental retornar ao médico periodicamente e também fazer escolhas alimentares saudáveis, como tomar vitaminas prescritas pelo especialista e só fazer exercícios físicos quando estiver totalmente recuperado. O especialista em cirurgia de obesidade, Nilson Ribeiro, acrescenta que as cirurgias plásticas ficam a critério do paciente, mas o ideal é que ela ocorra 18 meses após a cirurgia de obesidade.

Você pode gostar de ler também: