Paralisação Nacional marcou o dia 29

Nesta quarta-feira (29), a APLB-Sindicato e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promoveram uma paralisação pela aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional. Na Praça da Piedade, em Salvador, os trabalhadores em educação fizeram uma manifestação. Também participaram do ato público pais e representantes de alunos.

Em função de a Lei 11.494/07 (Fundeb) ter definido o prazo até 30 de agosto para a regulamentação do Piso, esta ação dos educadores é para pressionar a aprovação do PL 619/07 com as devidas modificações, incluindo a jornada de 30 horas semanais, referente a pisos de R$ 1.050,00 e R$ 1.575,00, respectivamente para titulações de nível médio e superior. Ainda há duas outras propostas para carga horária de 20h e de 40h.

A CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, propõe um piso de R$ 1.050,00 para uma carga horária de 30 horas semanais. O Governo, inicialmente, apresentou uma proposta de piso de R$ 850,00 para uma carga horária de 40 horas.
Na Comissão de Educação da Câmara Federal foi apresentada, pelo relator – Deputado Severiano Alves -, a proposta de R$ 900,00 para 25 horas semanais.
Diante de tantas propostas, do impasse em Brasília e da possibilidade de não ser votar nenhuma delas, os educadores de todo o Brasil fizeram diversas atividades num dia que foi marcado pelo não funcionamento de todas as escolas públicas do ensino básico.
Na Bahia, várias cidades promoveram atos e mobilizações em praça pública. Na capital do estado doi feito um grande ato na Praça da Piedade, com a presença de representantes de outras cidades.