APLB-Sindicato abraça Campanha Outubro Rosa

APLB-Sindicato abraça Campanha Outubro Rosa

Antes e durante o intervalo do jogo entre os times Bahia e Vitória, realizado na última quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, um banner de iniciativa da APLB-Sindicato relativo à Campanha Outubro Rosa, foi exibido com o objetivo de conscientizar os torcedores sobre a importância da prevenção.

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Crédito da foto: Jorge Carneiro

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Arte: Jachson José

A APLB-Sindicato participa ativamente da Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama. O coordenador-geral da entidade, professor Rui Oliveira informou que antes e durante o intervalo do jogo entre Bahia e Vitória nesta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, um banner da APLB-Sindicato estará conscientizando a população.

A vice-coordenadora e diretora do Jurídico Marilene Betros, também destaca a importância da Campanha Outubro Rosa,  e ressalta a participação da APLB-Sindicato e outras centrais assim como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, na luta pela prevenção e conscientização sobre o tema.

A direção da APLB-Sindicato convida a categoria para participar de um debate sobre o tema no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Vereadores, na sexta-feira (11), às 9 horas, através da iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e a Comissão da Mulher na Câmara. Uma outra atividade será realizada em parceria com ao NASPEC- Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – Naspec,  uma caminhada, na manhã de domingo (27), no Dique do Tororó. A APLB-Sindicato estará presente no local, inclusive com barraca para apoio aos participantes.

 

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O Elevador Lacerda agora é rosa. O cartão-postal de Salvador ficará dessa cor durante todo o mês de outubro, quando se comemora, internacionalmente, o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, que luta contra o câncer de mama, estimula a participação da população, empresas e entidades, buscando alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, que é o tipo da doença que mais causa morte em mulheres, começa, nesta quinta-feira (3), às 9h, na Praça Thomé de Souza, o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Aproveitando o mês oficial de combate ao câncer de mama, a Philips do Brasil, o Grupo Delfin, e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), realizarão mutirões de atendimento para exames de mamografia em unidades móveis, gratuitamente, em comunidades carentes de Salvador. A meta para este ano é de realizar 10 mil atendimentos neste período, com o objetivo de chamar atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar o acesso das mulheres ao exame clínico preventivo. Para a campanha foi criada uma estrutura completa para atendimento de até 630 mulheres por dia.

Para a realização dos exames, os interessados devem levar apenas um documento oficial com foto e o cartão do SUS. A Philips e as Secretarias de Estados e Municípios serão responsáveis pela estrutura, pelo atendimento dos pacientes nas unidades móveis e pelo pós-atendimento, caso seja necessário. E para contribuir com o engajamento de toda a população à causa do Outubro Rosa, a Philips irá iluminar 12 endereços famosos pelo Brasil. Dentre os doze o Elevador Lacerda (Salvador) receberá o colorido rosa em homenagem a campanha.

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Combate ao câncer

Desde que chegou ao Brasil, em 2008, o movimento se tornou um símbolo da luta das mulheres contra a doença. O evento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do “Outubro Rosa” lembra aos anos 90, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram de fato a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas para melhor informar sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar e alertar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, em locais públicos. Depois surgiram outras ações: corridas, desfile de modas com portadoras do câncer, partidas de boliche, futebol, etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, já que é necessário apenas adequar a iluminação já existente.

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A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma nobre causa. Cada vez mais pessoas reúnem-se ao movimento. Nisso, a iluminação em rosa assumiu importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Isso aconteceu dia 02 de outubro de 2002, data em que se comemorava os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Com o passar dos anos, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa: São Paulo/SP, Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Salvador/BA, Teresina/PI, Poços de Caldas/MG e outras cidades. O Brasil destaca-se mundialmente no movimento devido a iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ.

O movimento cresce, e se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente, este ano, as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Fonte: Tribuna da Bahia

 

 

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