ORIENTAÇÃO DA APLB-SINDICATO SOBRE AS TURMAS DO GOOGLE CLASSROOM ( REDE ESTADUAL)

Devido à pandemia ocasionada pelo vírus do covid-19, as aulas foram suspensas e uma alternativa emergencial tem sido o ensino remoto. A APLB Sindicato continua a luta pelo ensino remoto emergencial de qualidade, não abandonando a essencialidade da presença que será possível, de forma gradual e híbrida, após a imunização dos/as profissionais da educação.

No contexto do ensino remoto emergencial um dos instrumentos que tem sido utilizado para manter a interação com os alunos é o Google Classroom. Através desse sistema os/as professores/as mantêm a interação pedagógica por meio de salas de aula virtuais. Assim, como nas aulas presenciais, se a gestão da escola, coordenação pedagógica e/ou representação da SEC desejar estar presente na sala de aula virtual em algum momento, é preciso combinar com o/a professor/a o momento da presença e objetivo, que deve dialogar com princípios pedagógicos, colaborativos e respeitando a liberdade de cátedra do/a professor/a.

Conforme nota técnica 11/2020 do Ministério Público do Trabalho, o princípio da liberdade de cátedra consiste na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, bem como o princípio da valorização dos profissionais da educação escolar, ambos previstos no art. 206 da Constituição Federal de 1988.

Assim, a liberdade de cátedra nos ambientes virtuais não é diferente de uma sala de aula presencial. Portanto, deve ser respeitada a permanência exclusiva dos/as professores/as nas salas virtuais, sendo o ingresso de demais integrantes do quadro ou comunidade escolar e/ou convidados da unidade escolar, somente permitido com autorização prévia da/a professor/a. Caso haja algum indicativo de ação que venha a ferir o direito da liberdade de cátedra, o professor/a pode procurar a APLB Sindicato, através do WhatsApp no número (71) 98192 8274. Por meio desse número os/as trabalhadores/as da Educação poderão fazer denúncias e/ou receber orientações.

DIRETORIA DA APLB SINDICATO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO