NÚCLEO DE BELO CAMPO, CONVOCA PROFESSORES PARA ACOMPANHAR APRECIAÇÃO DO VETO NO PL 61/2020, NA SEXTA (07/08)

Todo início de ano tem reajuste do Piso Nacional dos Professores, esse ano foi de 12,84%, mas infelizmente o prefeito do município de Belo Campo-Bahia, José Henrique Tigre, não realizou o repasse como deveria ter acontecido no mês de janeiro de 2020, sendo assim, em junho os vereadores votaram no Projeto de Lei que garante o reajuste, só que mesmo com a Câmara votando a favor no dia 22 de junho de 2020, sendo aprovado em unanimidade, o prefeito se negou a pagar o repasse do Piso, alegando que é reajuste e a Lei Eleitoral impede e acabou vetando o Projeto de Lei, só que se trata de atualização do Piso Nacional dos Professores, o que não está impedido de conceder esse reajuste.

Por conta do veto do prefeito, o Projeto de Lei teve que voltar para Câmara Municipal onde os vereadores irão votar nesta sexta-feira, dia 07 de agosto de 2020, a derrubada ou não desse veto, que caso seja derrubado os professores terão seus salários reajustados, fazendo valer a Lei do Piso dos Professores.

Lamentavelmente a incerteza existe, pois, na última sessão realizada na segunda-feira, dia 03 de agosto de 2020, os vereadores aliados ao prefeito faltaram a sessão com o intuito de não ter o quorum, e com isso, não votarem o veto do prefeito. Esse comportamento de alguns vereadores gerou uma grande revolta na categoria, pois, ficou nítida a falta de compromisso com seu dever, já que foram eleitos para defenderem a Lei e o povo.

Diante disso, a APLB Sindicato convoca todos os professores para mobilização no dia da sessão,  nesta  sexta-feira (07/08), para acompanhar o processo de votação do veto, obviamente respeitando o distanciamento social e as demais precauções no combate da COVID-19.

Segundo Cezar Nolasco, diretor Regional da APLB-Sindicato, “é de fundamental importância a presença dos professores no dia da votação do veto como forma de pressionar os vereadores a derrubar esse veto”.

Cezar Nolasco

Portanto, já que o Prefeito deixou essa responsabilidade nas mãos dos Vereadores, cabe aos mesmos, definirem se vão beneficiar os professores ou não, cientes de que são profissionais que formam a base da nossa sociedade, garantindo a valorização da categoria, pagando o repasse do Piso Nacional, o que já lhes é de direito, ou seja, onde não existe nenhuma ilegalidade.

É bom salientar que o compromisso dos vereadores é com a sociedade e não com o prefeito, foram eleitos pelo povo. Os prefeitos mudam, mas os professores são os mesmos, uma categoria unida, que não vai abrir mão dos seus direitos e que pretendem utilizar o seu título de eleitor com muita sabedoria nessas eleições. Por isso, a APLB Sindicato conclama os vereadores a se unir com os professores e votarem contra o veto do prefeito, lutando pelos professores e com os professores. Estaremos acompanhando e contamos com vocês. Naudinha, coordenadora geral do Núcleo da APLB de Belo Campo diz que “estamos contando com a presença da categoria na Sessão para fortalecer a luta pela derrubada do veto”.

Naudinha Pereira