NÚCLEO DA APLB IBICOARA SE REÚNE COM PREFEITO PARA DISCUTIR DEMANDAS DA CATEGORIA

Apresentação das Pautas

Na última sexta-feira (19/02), a Diretoria da APLB-Sindicato Núcleo de Ibicoara, liderada pela sua coordenadora professora Deane Soares mais conhecida como Professora Branca, juntamente com o Diretor Geral da Delegacia Sindical Portal da Chapada, Senhor Antônio Batista de Oliveira Neto e o advogado do núcleo  Dr. Gabriel Machado, esteve reunida com o prefeito do município, Senhor Gilmadson Cruz de Melo, a Secretária Municipal de Educação Srtª Alcione Ferreira e representantes do governo municipal, para discutir as pautas das demandas dos trabalhadores da educação do município. A reunião aconteceu na Escola Municipal Alberto Santos Dumond, seguindo todas as orientações das Autoridades Sanitárias e o distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19.

Durante a reunião foram levantadas as seguintes pautas: apresentação da diretoria, reordenamento da rede, carga horária da educação infantil e fundamental I, licença para mandato classista, revogação da Lei 279/2019, atualização da tabela de progressão salarial, pagamento de nível aos professores do 3º concurso, repasse dos reajustes do piso, cadeira nos Conselhos Municipais CAE, CACS FUNDEB, CME e IPREVIB, aulas remotas, salário do mês de dezembro e terço de férias.

A professora Branca apresentou a nova composição da Diretoria e citou as diversas ações jurídicas movidas pela APLB de Ibicoara, dentre outras mobilizações, sempre com intuito de beneficiar a categoria. Abrindo o debate sobre as pautas, iniciou falando sobre a lei que regulamenta o direito à licença para mandato classista e solicitou a licença para a mesma, abordou a questão da legitimidade e territorialidade da APLB na representação dos interesses dos trabalhadores em educação. O prefeito Gilmadson se mostrou favorável ao direito à licença do mandato classista.

A Coordenadora ainda solicitou as cadeiras nos conselhos, já que há a possibilidade de inclusão de membros da APLB nos mesmos e o reordenamento da rede bem como a carga horária das aulas dos Professores da Educação infantil e Fundamental I. Também ressaltou a importância do cumprimento da Lei, onde a gestão municipal anterior contemplou apenas o ensino fundamental II, deixando de incluir o ensino fundamental I e Infantil. O Prefeito Gilmadson também se mostrou favorável a essas pautas, porém sobre a Lei, foi aconselhado pelo procurador jurídico do município, Senhor Hiago Neves, que estava presente na reunião, para agendar uma reunião nos próximos 60 dias com intuito de discutir os detalhes dessa pauta tendo em vista que a secretaria de educação precisa se organizar nesse sentido e também devido ao impacto financeiro, demanda de profissionais, dentre outras questões.

Diretoria da APLB Ibicoara com o prefeito Gil

Um outro ponto discutido foi a revogação da Lei 279/2019, pagamento do nível e a atualização da tabela de progressão salarial, onde o Prefeito demonstrou total interesse em regularizar essa situação e solicitou um prazo de 30 dias para realizar os estudos dos impactos financeiros para o município. Sobre isso, a Coordenadora, Professora Branca que também é Vereadora do município deixou claro que levará a pauta para votação na Câmara Municipal, fazendo a indicação do projeto de lei e apresentando à comissão na Câmara de vereadores.

As pautas seguintes foram a solicitação da atualização salarial, repasses dos reajustes do piso nacional de 2019 e 2020, a defesa da continuidade das aulas remotas, o salário de dezembro que está em atraso e o terço de férias, após serem discutidas o Prefeito Gilmadson se mostrou ciente e aberto a solucionar da melhor forma e o mais rápido possível.

Ao final da reunião, o assessor jurídico da APLB, Doutor Gabriel Gonçalves, solicitou a documentação necessária para abrir investigação das irregularidades da gestão anterior. Ficou salientado que na próxima reunião (que acontecerá em breve), as demandas serão melhor discutidas após ser feito o estudo dos impactos financeiros.

No final da reunião a professora Branca agradeceu a presença de todos e afirmou: “a luta em defesa dos Trabalhadores continuará e não mediremos esforços para que os nossos direitos sejam garantidos, ainda bem que temos um gestor disposto a nos ouvir e atender”

Professora Branca