Notícias da paralisação e outras, na mídia

A TARDE – on line – 30 de agosto de 2007

Cadastro no Censo Escolar até esta sexta-feira, 31 de agosto de 2007

DA REDAÇÃO
bahia@grupoatarde.com.br

Dirigentes das escolas públicas de ensinos infantil e fundamental precisam fazer o cadastro no Censo Escolar para que recebam recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDEMEC). O prazo para o cadastro vence nesta sexta-feira.

As escolas já cadastradas têm o mesmo prazo para enviar as informações relativas a 2007 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep-MEC).

Em 2006, o Pnae investiu R$ 1,48 bilhão para atender 36,3 milhões de alunos. Este ano, o orçamento é de R$ 1,6 bilhão. O valor repassado, por aluno, é de R$ 0,22 para creches públicas e filantrópicas e estudantes do fundamental e da pré-escola.

Para alunos das escolas indígenas e de comunidades quilombolas, o valor é de R$ 0,44.

A TARDE – on line – 29/08/2007 (13:13)

Professores da rede estadual param por 24 horas
Kleyzer Seixas, do A Tarde On Line

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia aderiram à paralisação nacional de 24 horas e interromperam as atividades nas unidades de ensino do Estado. Segundo o sindicato da classe, cerca de 40 mil professores do Estado, cerca de 90% da categoria, não trabalharam nesta quarta-feira, 29, para pressionar o governo a aprovar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Nesta manhã, alguns professores se reuniram na Praça da Piedade, no centro da capital baiana, para fortalecer a luta nacional. Em outras cidades, também foram feitas mobilizações, segundo informou o diretor de Política Educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Joel Câmara.

Outros representantes da categoria acompanharão a mobilização em Brasília, no Congresso Federal, onde o piso salarial será votado nesta quinta-feira. A classe, segundo Câmara, pretende que seja estabelecido um valor de R$ 1.050,00 para os professores de nível médio e R$ 1.575, 00 para os de nível superior.