NOTA SOBRE O APLICATIVO ESCOLADO – REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

A direção da APLB-Sindicato entende a importância de se tratar das inovações tecnológicas que são necessárias para melhorar os registros administrativos e pedagógicos da educação. Entretanto, qualquer inovação nessa direção não pode significar violação de direitos para os/as trabalhadores/as da educação, e deve ter nítido o objetivo de melhorar as rotinas escolares.

O Escolado é um aplicativo que foi apresentado pela SEC em 2019 como um Diário de Classe Digital, construído, segundo a SEC, com participação de professores/as, gestores/as e alunos/as. Os dados lançados no aplicativo alimentarão automaticamente o Sistema de Gestão Escolar (SGE) ou o atual SIGEDUC – Sistema Integrado de Gestão da Educação, que está substituindo o SGE.

Houve o lançamento do aplicativo Escolado em 2019 e um breve treinamento sobre o mesmo, com tutoriais explicativos. Todavia, não chegou a ser implementado em 2019, acontecendo nesse ano a fase de testes com acessos da rede estadual de educação. O ano letivo de 2020 foi impactado pela pandemia. Assim, o Escolado ficou planejado para ser implementado durante o continuum curricular 2020/2021 no ano civil de 2021.

Diante de todo o contexto da pandemia e os desafios do ensino remoto emergencial, a APLB se posicionou que o Escolado não fosse implementado no primeiro semestre de 2021. Além disso, colocou que em dezembro de 2020 foi lançada a plataforma SAGA – Sistema de Apoio à Gestão da Aprendizagem, desenvolvida para auxiliar as escolas no planejamento, acompanhamento pedagógico e avaliação e que não tem a mesma função que o ESCOLADO.  O SAGA começou a ser experimentado pela rede em janeiro de 2021, quando ainda estava sofrendo ajustes. A rede estava aprendendo a navegar na plataforma SAGA no âmbito de muito desgaste diante do cenário pandêmico, várias vidas ceifadas e precarização da educação.

A SEC sinaliza a retomada do ESCOLADO e a posição da APLB é pelo uso de um único instrumento como diário de classe e não a manutenção da caderneta impressa e o ESCOLADO com a mesma função. Também é posição que nenhum professor/a é obrigado a baixar o aplicativo no celular, que pode ser acessado na web, através do site http://escolado.educacao.ba.gov.br/login . A escola deve indicar o/s computador/es que será/ão utilizado/s para esses registros e caso a escola não tenha os aparelhos, deve oficializar ao NTE – Núcleo Territorial de Educação. Os professores/as não são obrigados a baixar o aplicativo no seu aparelho particular.

Vale registrar que faltam menos de 40 dias letivos para a conclusão do continuum curricular 2020/2021, e que conforme calendário, estamos nas duas últimas unidades letivas.  É preciso que a SEC coordene, dialogando com a os/as professores/as, todos/as os/as profissionais da educação, alunos/as, responsáveis, a necessária familiarização de todos/as com a referida ferramenta, assegurando a qualidade na sua utilização e não gerando sobrecarga de trabalho nem sobreposição de funções. Reiteramos que seja dado foco em um único instrumento, com suporte técnico permanente para a categoria, tendo como foco central a qualidade da educação e não violação de direitos.

APLB-Sindicato