NOTA DE REPÚDIO AOS VEREADORES DA BANCADA GOVERNISTA

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia vem manifestar o seu repúdio aos vereadores da bancada governista da Câmara Municipal de Salvador, pela postura desrespeitosa em relação aos servidores municipais, durante a votação das mensagens de reajuste do funcionalismo, ocorrida no dia 4 de setembro.

Diferentemente do que foi divulgado à imprensa por alguns vereadores da referida bancada, os trabalhadores, que ocuparam as galerias da Casa do Povo e se aglomeraram em frente à Câmara para pressionar a votação das matérias de interesse do funcionalismo, não foram os responsáveis pelo tumulto e até agressões físicas ocorridas durante a exaustiva sessão.

Ao contrario, desde o início os trabalhadores foram hostilizados, impedidos em sua maioria de ter acesso ao plenário, além de terem sido alvo de xingamentos de parte de vereadores, que são eleitos para representar o povo e fiscalizar os atos do executivo municipal, em defesa deste mesmo povo. Deveriam, portanto, respeitar os cidadãos e legislar em defesa dos direitos dos cidadãos de Salvador.

Não foi o que aconteceu no dia 4 de setembro de 2013. Além de não priorizarem as mensagens de interesse dos servidores, os vereadores situacionistas passaram o rolo compressor, votando em primeiro lugar o aumento do IPTU, de interesse do Prefeito e ainda aprovaram a contratação através do REDA na Prefeitura de Salvador.

Diante dos protestos da galeria, os vereadores governistas reagiram com xingamentos e até ameaçaram não votar o reajuste. Só o fizeram devido à pressão da direção dos sindicatos e dos educadores presentes, assim como da forte atuação da bancada da oposição.

Ao iniciar o processo de votação, as emendas apresentadas pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) sobre estender o abono aos aposentados e integralizar para quem está em gozo de licenças, e de Hilton Coelho (PSOL) sobre o REDA, todas subscritas pelos demais vereadores da oposição, lamentavelmente foram rejeitadas pelos vereadores governistas.

Reiteramos, portanto, nosso repúdio aos vereadores governistas e, principalmente, para Euvaldo Jorge (PP) e o Soldado Prisco (PSDB), por dirigem impropérios e ameaças contra os dirigentes sindicais e os educadores.

Agir com arrogância contra os servidores da Educação é agir contra a educação pública de qualidade.

Salvador, setembro de 2013

Diretoria da APLB-Sindicato