Matrículas da Rede Municipal de Ensino de Salvador – 2008

Tem início nesta quarta-feira, 9 de janeiro, as matrículas para alunos novos da rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura oferece mais de 50 mil vagas para novos alunos. O processo de matrícula de crianças e jovens para o Ensino fundamental (CEB à 9ª série, antiga 8ª série) se estende até o dia 17 de janeiro. E no dia 18 de janeiro ocorrem as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo a SMEC, todas as 368 escolas do sistema municipal de ensino são postos de matrícula on line.

Assim como em 2007, os pais e responsáveis gastarão, em média, 15 minutos para a matrícula dos seus filhos. E os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno desejar estudar em uma escola em Periperi, o responsável pode realizar a inscrição do seu filho em qualquer uma das 368 unidades da rede de qualquer bairro da cidade.

“A informatização do processo de matrícula estará atrelada a uma série de ações socais que serão desenvolvidas nas escolas durante a inscrição de novos alunos, como informações para cadastramento no Programa Bolsa Família, exposições de artesanato, apresentação de dança e informações sobre alimentação saudável”, explica o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva.

Com a conclusão das matrículas dos alunos que já estudavam na rede, já existem 122.423 alunos inscritos para o ano letivo de 2008, cujas aulas têm início em 18 de fevereiro.

Visando atender toda a demanda da cidade, a Prefeitura vem investindo na ampliação e reestruturação da rede física escolar. Desde o início de 2005, já foram construídas na rede municipal de ensino seis novas escolas; quatro foram reconstruídas e 44 totalmente reformadas

Central de Regulação

Uma das novidades para o ano letivo de 2008 será a implantação da Central de Regulação . Esta ação, segundo o secretário, visa monitorar o desempenho acadêmico das 368 escolas que compõem o sistema municipal de ensino e o desenvolvimento de uma série de ações para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos nas escolas ou salas de aula onde for constatado um desempenho escolar abaixo da média.

O sistema funcionará através de uma central que será instalada na Fábrica do Saber, no Itaigara, com coordenadores pedagógicos especializados, professores e também agentes sociais. Os coordenadores pedagógicos serão responsáveis pelas medidas necessárias nas salas de aula onde for constatado um fraco desempenho dos alunos.

Uma equipe de estagiários também atuará como agentes sociais, detectando problemas familiares que dificultam o aprendizado de alunos e indo até as famílias, fazendo a ponte escola-comunidade.

PROGRAMAÇÃO DE MATRÍCULA

9 a 11/01
Novos alunos para Educação Infantil
Novos alunos para o 1º ano de escolaridade diurno
– nascidos de 01/01/2001 até 31/03/2002
– vindos da Educação Infantil ou que nunca cursaram a 1ª série

14 e 15/01
Novos alunos para o 2º ano de escolaridade diurno:
– nascidos até 31/12/2000
– vindos da Educação Infantil ou que nunca cursaram a 1ª série
Novos alunos para o 3º ano de escolaridade
– concluintes da 1ª série em rede estadual ou privada
Novos alunos para o 4º e 5º ano de escolaridade (antigas 3ª e 4ª séries)

16 e 17/01
Novos alunos 6º a 9º ano de escolaridade diurno (antigas 5ª a 8ª séries)

17 e 18/01
Novos alunos jovens e adultos para o período noturno

 

 

Você pode gostar de ler também: