Marcha de abertura do FSM acontece nesta terça-feira (13), às 15h, com saída do Campo Grande

13

A tradicional Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial 2018 acontece no dia 13 de março, a partir das 15 h. O percurso sai da praça do Campo Grande, passando pela avenida Sete de Setembro, até Praça Castro Alves, palco de grandes manifestações de luta e resistência baiana.

Em seus quatro quilômetros, estima-se que milhares de pessoas tomem as ruas do Centro de Salvador, para expressar que “um outro mundo é possível”. Na Praça Castro Alves, haverá um palco para apresentações culturais, performances artísticas e musicais. O intuito é estimular organizações, coletivos, redes e pessoas a expressarem suas lutas e reivindicações.

O lema do FSM 2018 é “Resistir é criar. Resistir é transformar!”. As atividades devem convergir para os seguintes eixos temáticos: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.

Programação:

13 de Março

11h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018 e Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

15h: Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar

19h: Show/Atividades Político-culturais

14 de Março

9h: Atividades de Convergências

19h30: Atividades Político-culturais

15 de Março

9h: Atividades de Convergências

17h; Atividades Autogestionadas

19h30: Atividades Político-culturais

16 de Março

9h: Assembleia Mundial das Mulheres

12h: Reunião das Relatorias

12h: Atividades Autogestionadas

15h: Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências

20h: Ato Político-cultural Rumo ao FAMA

17 de Março

8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós-Fóruns)

9h: Atividades Autogestionadas

11h: Atividades Autogestionadas

12h: Cortejo Cultural

14h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18 de Março

9h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018 e Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

* Com informações do FSM