Maio Lilás: campanha do MPT busca resgatar direitos dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou na segunda-feira (7), a campanha Maio Lilás, que tem como objetivo discutir sobre o princípio da liberdade sindical. Durante todo o mês de maio, estão previstos debates, exposições e outras atividades organizadas pela Procuradoria-Geral do Trabalho e pelas procuradorias regionais em diferentes Estados.

Para o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, a campanha é especialmente importante após as mudanças promovidas pela reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado.

“Agora, mais do que nunca, caberá às entidades, aos seus dirigentes, mas principalmente a seus trabalhadores, papel extremamente importante na luta pela preservação dos direitos sociais e, principalmente, pela manutenção do direito sindical, do direito coletivo do trabalho”, disse, na abertura do evento.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova York, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.