Livro: Inclusão – Um Novo Olhar

Livro: Inclusão – Um Novo Olhar

Inclusão – Um Novo Olhar livro de poesias da professora Célia Fernandes de Oliveira, retrata a possibilidade de sucesso do aluno cego e revela, através de textos e imagens, as nuances do lidar com a diferença, abrindo portas para reconhecermos a inclusão como uma atitude radical de abertura para aceitarmos as diferenças, nossas e dos outros.

Segundo a própria autora, o livro foi planejado e elaborado pensando nos alunos, pais, professores, governantes e na sociedade em geral. “Através da poesia espero contribuir para as reflexões sobre o processo inclusivo”.

Nas palavras do professor Álamo Pimentel, que assina o prefácio da obra. Um novo olhar é     “um texto que exige coragem daqueles que leem; para entrar nele é preciso se desnudar de preconceitos e estar aberto à percepção de que no mundo em que nós vivemos, aqueles que não possuem a visão do corpo passam a vida a construir sabedorias com o olhar interior”.

Na visão do Doutor em Educação, Professor da UFBA e Pós-Doutor em Sociologia do Conhecimento, “Célia Fernandes é uma artesã de palavras. É uma educadora que nos desperta o desejo de ver o mundo de outra forma. Aqui ela nos dá lições de coragem para sairmos da nossa pior cegueira: o egoísmo visual que nos impede de reconhecer a genialidade de aprender o mundo”.

Sobre a autora

Célia Fernandes de Oliveira é Pedagoga, Especialista em Educação Inclusiva: Deficiência Visual, Psicopedagoga Clinica e Institucional. Professora da rede municipal de Salvador. Atua há 19 anos no Instituto de Cegos da Bahia, trabalhando com alunos cegos e de baixa visão.

Com capa e ilustração de Eduardo Santana de Almeida e revisão de Maria da Glória Brandão, o livro foi editado com a colaboração de várias instituições: APLB-Sindicato, Instituto dos Cegos da Bahia, Faculdade Montesoriano e MC Silva Eventos.

 

Você pode gostar de ler também: