“Já vai tarde e deve ser responsabilizado criminalmente pelos seus atos”, diz Rui Oliveira sobre exoneração de Milton Ribeiro

“Esse ministro já deveria ter sido exonerado do cargo há muito tempo, por suas ações e falas arbitrárias. Sua intenção sempre foi desmontar a Educação pública no Brasil. Já vai tarde e deve ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus atos”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB, sobre a exoneração de Milton Ribeiro do cargo de ministro da Educação.

Ribeiro anunciou sua exoneração da pasta nesta segunda-feira (28), em carta direcionada à Jair Bolsonaro. O ministro é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de favorecimentos a pastores na distribuição de verbas do Ministério da Educação (MEC).

Em um áudio obtido pelo jornal “Folha de S.Paulo” e em reportagens do “O Estado de S. Paulo”, Ribeiro é envolvido no que seria um esquema de favorecimento a pastores na pasta.

Em uma conversa gravada, o ministro afirma que recebeu um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a liberação de verbas da pasta fosse direcionada para prefeituras específicas a partir da negociação feita por dois pastores evangélicos que não possuem cargos no governo federal.

Na gravação, Ribeiro diz que se trata de “um pedido especial do presidente da República”. “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, diz o ministro na conversa com prefeitos e outros dois pastores, segundo o jornal.

Ribeiro continua: “Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar.”