Inscrições para o Universidade para Todos começam nessa segunda-feira (25)

Os estudantes da rede pública que cursam o 3°ano ou que já concluíram o ensino médio terão uma oportunidade a mais para realizar o sonho de ingressar numa universidade. Serão abertas, na próxima segunda-feira (25), as inscrições para o programa Universidade para Todos, que oferece curso pré-vestibular gratuito. Os estudantes interessados devem procurar até o dia 29/02 (sexta-feira), das 8h às 20h, um dos 608 postos informatizados do Sistema Somar espalhados por todo o estado. Para se inscrever, o estudante deverá levar histórico escolar a partir da 5ª série, RG, CPF e comprovante de residência.
No total, serão oferecidas aproximadamente 20 mil vagas e as aulas serão ministradas nos campi das universidades e algumas escolas da rede pública. No ano passado mais de 50 mil se inscreveram para concorrer às vagas ofertadas pelo programa. Por isso, em locais que a procura for maior do que o número de vagas oferecido, será feita uma seleção dos alunos com melhores desempenhos em matemática e português. Os estudantes poderão se inscrever em qualquer um dos 217 municípios com postos informatizados. Porém, as aulas acontecerão em 37 cidade.
O programa

 

Com carga horária de 25 horas semanais, o Universidade para Todos oferece material didático, uniforme e atividades complementares, como simulados e orientação vocacional além de seminários sobre a história da África e cultura afro-brasileira. Para a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria da Educação, Gelcivânia Silva, o programa tem como foco principal a inclusão social.
“Com o Universidade para Todos, visamos sempre à ampliação do acesso dos estudantes da rede pública a educação superior, repercutindo na sua vida e gerando renda. O programa beneficia os estudantes do nível médio e os estudantes universitários que são monitores, pois estes recebem uma bolsa que os ajuda na manutenção do curso. Trata-se de um programa de inclusão social”, afirma Silva. Para ela, o programa não prepara apenas o aluno da rede pública para o vestibular. “Muitos dos nossos alunos também conseguem passar em concursos públicos depois de estudarem no Universidade para Todos.”, conta.

Você pode gostar de ler também: