II Encontro Baiano do PROFMAT – de 31 de outubro a 1 de novembro, em Cruz das Almas

II Encontro Baiano do PROFMAT – de 31 de outubro a 1 de novembro, em Cruz das Almas

7293_profmat
O PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto do Programa  Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimorar sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado do conteúdo matemático relevante para sua atuação como docente.
No estado da Bahia existem pólos do PROFMAT nas cidades de Cruz das Almas (UFRB), Feira de Santana (UEFS), Juazeiro (UNIVASF), Ilhéus (UESC), Salvador (UFBA) e Vitória da Conquista (UESB), com uma população em processo de formação de aproximadamente 230 discentes, dois quais, 80% são professores em exercício das redes municipal e estadual ministrando matemática em todos os níveis. No ano de 2012 a população de estudantes do PROFMAT na Bahia foi estimada, aproximadamente, em 180 discentes motivando o pólo da UESC a realizar o I Encontro Baiano do PROFMAT (IEB-PROFMAT), em agosto do 2012, com o objetivo de  criar um espaço acadêmico  para o debate e de intercâmbio de experiências das diferentes categorias envolvidas no programa no estado. Neste evento foram debatidos temas como “O PROFMAT no contexto da Educação Básica na Bahia” e apresentadas experiências de vida marcantes dos discentes modificadas pelo programa.
 O PROFMAT iniciou suas atividades na UFRB com uma turma de 15 discentes em março de 2012, os quais atualmente estão na fase de qualificação e desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Tanto os discentes como o corpo docente estão pela primeira vez enfrentando as responsabilidades envolvidas na fase final do curso.
Após dois anos do início das atividades do PROFMAT na Bahia e com uma turma formada, é de suma importância a realização do II Encontro Baiano do PROFMAT, para que possamos discutir e relatar aspectos inerentes ao PROFMAT e tomar ciência sobre os impactos na formação dos professores-alunos dentro desta modalidade no Ensino da Matemática na Bahia. Além disso é bastante valioso o compartilhamento das experiências do processo de realização dos TCC’s até agora desenvolvidos nos diferentes pólos do PROFMAT na Bahia.
Acesse AQUI  para efetivar sua inscrição ou acesse o site: http://ufrb.edu.br/encontroprofmat/

Você pode gostar de ler também: