IAT – Equipe “As Mãos” participa do “Residências Online de Aprendizagem Criativa”

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lançou as Residências Online de Aprendizagem Criativa. A ação tem como objetivo oportunizar que educadores possam desenvolver e implementar atividades de aprendizagem criativa.

Abaixo, a Equipe “As Mãos” formada por professores e profissionais em educação que estão participando do projeto.

Equipe As Mãos. Na foto:

Vera Monteiro
Jhon Pereira
Sheyla Costa
Maria Paula Cordeiro

“Este nosso projeto tem como objetivo o uso das linguagens artísticas como recurso facilitador no aprendizado da língua portuguesa. Propomos como prática de aprendizagem criativa a construção de uma narrativa em diversas linguagens sobre as experiências vividas desde o início do período de isolamento social em março 2020″, explica a professora Vera Monteiro uma das componentes da equipe.

Segundo ela, a ideia da equipe  é compor uma história de si que parte de uma perspectiva artística (fazer uma mandala), para a seguir se estruturar numa oralidade e se concretizar numa escrita.

O grupo defende que o princípio norteador desse pensamento vem da importância da arte no cotidiano do ser humano.

“Pensando em como nós, educadores podemos nos aproximar dos alunos em tempos de pandemia para de uma forma lúdica e divertida, fazer uma interação de fala e escuta do outro”, conclui Vera.

Abaixo, imagens de mandalas, experimentos do grupo. O objetivo da construção foi o de se sentirem mais parte do processo.

A direção da APLB parabeniza a equipe e apoia a iniciativa do projeto.