Governo estadual inaugura escola integral na Vila Canária; obra é fruto da fusão de dois colégios e educadores protestam contra processo de transição

O governador Rui Costa (PT) inaugura amanhã (30/06) a unidade de ensino em tempo integral, Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador. A obra, que vai atender 1,4 mil estudantes, é fruto da fusão dos Colégios Estaduais, Pau da Lima e Filadélfia. Trabalhadores em Educação das duas escolas procuraram a direção da APLB-Sindicato para protestar contra a forma de transição adotada pelo governo estadual no processo de construção. Educadores, alunos e pais discordam da decisão do governo em adotar uma terceira gestão para atuar na nova escola e também da transferência das atividades, alunos, em final de semestre, ignorando questões pedagógicas.

A Escola Estadual da Vila Canária é a primeira construída na capital dentro de um novo padrão, contando com 35 salas de aula, auditório, teatro, duas piscinas e campo de futebol. É também a primeira da rede pública baiana com energia solar.

“A APLB foi convocada pelos professores e comunidade escolar para visitar a obra e intervir junto ao governo, pois o mesmo descartou a equipe gestora em curso nas duas escolas, contratando uma terceira, sem dialogar com as partes envolvidas, ignorando as necessidades de professores e alunos, além de questões pedagógicas fundamentais”, informaram Olívia Mendes e Valdice Borges, ambas diretoras da APLB, que estiveram ouvindo educadores no local.

Ontem (28/06), as dirigentes se reuniram com o atual secretário de Educação, Danilo Mendes, e a APLB cobrou do governo um processo de transição democrático, efetivo, considerando as necessidades de funcionários e alunos. A entidade seguirá acompanhando o fato, tomando as providências cabíveis.